Províncias

Estudantes na província incentivados a manter higiene para prevenir doença

André Amaro| Lubango

Os alunos das escolas do ensino geral da província da Huíla estão a ser incentivados a ter o hábito de escovar os dentes, lavar as mãos e tratarem a água, para deste modo prevenirem doenças.

Os alunos das escolas do ensino geral da província da Huíla estão a ser incentivados a ter o hábito de escovar os dentes, lavar as mãos e tratarem a água, para deste modo prevenirem doenças.
Com esta iniciativa, a direcção provincial de Saúde Pública da Huíla, responsável pelo programa, pretende prevenir doenças como as cáries dentárias, cólera e diarreias agudas, entre outras.
O responsável da saúde escolar na Huíla, Jeremias Caieia, explicou que estão a promover palestras nas escolas com professores e alunos, para lhes explicar a importância dos hábitos de higiene e prevenção sanitária.
A cólera, diarreias agudas, cárie dentária ou febre tifóide podem ser prevenidas com uma simples lavagem das mãos com água e sabão e escovar de dentes depois das refeições. “Muitas pais e encarregados de educação em vez de prepararem o lanche, dão dinheiro às crianças para comprarem rebuçados e doces que provocam cáries e outros problemas de saúde”, alertou.
Jeremias Caieia salientou que é necessário contrariar estes comportamentos, para salvaguardar a saúde das crianças e reduzir os índices de mortalidade infantil.
Para o êxito deste programa, a direcção de Saúde Pública conta com a parceria de técnicos do hospital central e pediátrico do Lubango, direcções das escolas, professores, pais, encarregados de educação e autoridades tradicionais.
Os professores e educadores têm um papel fundamental no incutir de hábitos de higiene pessoal e doméstica, defendeu o director da Educação na Huíla, Américo Chicoty.
Estas práticas, acrescentou, revestem-se de extrema importância para a prevenção de muitas doenças, causadoras de mortes infantis nas unidades hospitalares da província da Huíla, onde diariamente se registam elevados índices de mortalidade infantil, causados por doenças que podem ser prevenidas com a lavagem das mãos com água e sabão.

Tempo

Multimédia