Províncias

Exames grátis de VIH/Sida no Hospital do Lubango

André Amaro| Lubango

O Hospital Central do Lubango Dr. António Agostinho Neto realiza hoje exames gratuitos de endemias como VIH/Sida, glicemia e medição da tensão arterial, no quadro das comemorações do seu aniversário, assinalado no passado dia 17, dedicado ao seu patrono, anunciou o director pedagógico da unidade clínica.

Fotografia: JAIMAGEM

Paulo Emanuel esclareceu ao Jornal de Angola  que, através dos referidos exames, as pessoas podem ficar a saber o seu estado em relação a doenças como a diabetes, hipertensão ou VIH/Sida, o que garante o início do tratamento o mais cedo possível.
Para o êxito desta campanha, referiu, foi escalada uma equipa composta por médicos especialistas, técnicos de laboratório e de farmácia e enfermeiros, que vão trabalhar na recolha de amostras e no aconselhamento das pessoas que forem atendidas.
Além desta campanha, decorre igualmente, desde o passado dia 23, defronte ao hospital central do Lubango, uma feira de exposição de equipamentos, tecnologias, medicamentos e outros produtos ligados à área da Medicina.O hospital do Lubango realizou ontem as pré-jornadas científicas, com a participação de profissionais de saúde da região centro e sul do país, que durante dois dias abordaram um conjunto de temas. Estudantes e professores do curso de Medicina reflectiram sobre as formas de melhorar os serviços de saúde prestados naquela instituição hospitalar.
O evento serviu para os técnicos trocarem experiências e abordarem temas ligados à interacção medicamentosa, factores de insucessos terapêuticos e sistema de informação sanitária.
O director pedagógico do hospital do Lubango disse que o evento antecedeu as jornadas científicas, que decorrem a partir de amanhã até ao dia 27, sob o lema “Investigamos com vista à melhoria das boas práticas, para a excelência no atendimento humanizado dos utentes”.
Paulo Emanuel esclareceu que, além dos temas agendados, os participantes frequentaram cursos de electrocardiograma e aprofundaram conhecimentos científicos de Medicina.
As áreas da pediatria, obstetrícia, ginecologia e psicologia clínica foram as mais focadas no decorrer das pré-jornadas, que contou com a presença massiva de estudantes da Faculdade de Medicina do Lubango.

Tempo

Multimédia