Províncias

Exigido maior empenho aos docentes

Arão Martins | Lubango

O governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge, defendeu a necessidade dos docentes universitários apostarem mais na produção e na inovação sistemática dos métodos de orientação na sua actividade.

Fotografia: JAIMAGEM

João Marcelino Tyipinge, que falava sexta-feira na abertura do ano académico, numa cerimónia organizada conjuntamente pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) e a Universidade Mandume Ya Ndemufayo, disse que cabe às instituições universitárias o papel de formar o homem à altura das necessidades actuais da sociedade. A universidade tem a responsabilidade de formar as gerações do presente e do futuro. Para tal, referiu que os professores são também chamados não só a dar formação teórica ao homem, mas também a moldá-lo para a vida profissional.
O governador provincial da Huíla afirmou que o bom professor é como um camponês, que ao lançar as sementes à terra espera colher bons e abundantes frutos. “Ele não se pode contentar com mais resultados negativos. É preciso também uma auto-avaliação sobre os métodos e as técnicas que aplicou nas aulas, para saber se os objectivos previamente traçados foram correctamente avaliados”, acentuou.
João Marcelino Tyipinge salientou que a pedagogia e o ensino são duas componentes do trabalho docente. Por isso, defende que devem ser bem compreendidas pelo professor para melhorar a transmissão de conhecimentos.
O governador da Huíla reconheceu haver professores honestos e bons profissionais, mas às vezes não encontram correspondência da parte de alguns estudantes, uma vez que estes não se aplicam ao estudo. “São esses que caem na tentação da cábula, que é perniciosa, grave e pode ser crime”, alertou.
A Universidade Mandume Ya Ndemufayo, o ISCED e as instituições do ensino superior privado da Huíla, adiantou, estão situadas numa região privilegiada, onde a terra é fértil e o clima saudável, e que dispõe de um empresariado emergente forte, infra-estruturas económicas e sociais, e recursos minerais valiosos, como o ferro, ouro, cobre e rochas ornamentais.

 

Tempo

Multimédia