Províncias

Expansão do serviço de saúde à comunidade do Rio da Areia

André Amaro | Lubango

A comunidade da povoação do Rio da Areia, no município dos Gambos, 150 quilómetros a Sul da cidade do Lubango, conta com um novo posto de saúde, inaugurado pelo vice-governador da Huíla, Sérgio da Cunha Velho.

O novo posto de saúde substitui o anterior e está devidamente equipado para prestar serviços em diversas áreas como a de pediatria
Fotografia: André Amaro| Lubango

A comunidade da povoação do Rio da Areia, no município dos Gambos, 150 quilómetros a Sul da cidade do Lubango, conta com um novo posto de saúde, inaugurado pelo vice-governador da Huíla, Sérgio da Cunha Velho.
O novo posto de saúde está equipado para prestar serviços nas áreas de pediatria, maternidade, vacinação e planeamento familiar e substitui o anterior, que estava instalado num anexo sem as mínimas condições.
Orçada em mais de 17 milhões de Kwanzas, a unidade sanitária foi construída no quadro do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza e vai atender mais 13 mil pessoas.
Sérgio da Cunha Velho inaugurou também, na sede do município dos Gambos, um centro municipal de saúde com salas de consultas pediátricas, pré-natal e planeamento familiar. Também tem um espaço onde vai funcionar a secção municipal da Saúde, controlo de endemias e o Programa Alargado de Vacinação (PAV), com o respectivo sistema de conservação de vacinas.
O vice-governador para a área económica e produtiva, Sérgio da Cunha Velho, inaugurou ainda uma casa completamente apetrechada, para os médicos que brevemente começam a trabalhar no município dos Gambos.
O vice-governador entregou também oito motorizadas a enfermeiros e uma carrinha para apoiar o Programa dos Cuidados Primários de Saúde nas aldeias e sectores.Para Sérgio da Cunha Velho, a entrega destes equipamentos da Saúde vai contribuir significativamente para melhorar a assistência médica e medicamentosa e a qualidade de vida no meio rural. A comunidade da povoação do Rio da Areia ficou satisfeita com a inauguração das infra-estruturas sociais, uma vez que vão contribuir para o tratamento das doenças e redução das longas distâncias que antes percorriam.
Na mensagem de agradecimento, lida por Paula Domingos, a comunidade agradeceu ao governo por ter construído um posto que vai ajudar a resolver os problemas de saúde da população. “A construção do novo posto de saúde veio melhorar a assistência médica e medicamentosa às famílias do Rio da Areia, que tinham que percorrer longas distâncias, até Chiange e outras localidades, para tratarem as suas enfermidades”, lê-se na mensagem.Paula Domingas disse que o posto de saúde, além dos residentes, vai beneficiar outras  pessoas, uma vez  que está situado junto da Estrada Nacional que liga à província do Cunene e à Namíbia.
A comunidade do Rio da Areia promete velar pela manutenção e conservação do posto de saúde e pediu ao Governo Provincial o envio de mais técnicos de saúde e pelo menos um médico de clínica geral.

Expansão da rede sanitária

Com a inauguração da unidade sanitária da povoação do Rio da Areia, o município dos Gambos passa a contar com uma rede sanitária composta por 16 postos médicos e um centro de saúde, na sede do município. O responsável do sector no município dos Gambos, José Capenda, afirmou que o Programa Municipal de Saúde está a permitir a expansão dos serviços em todas as comunas, vilas, aldeias e sectores.
José Capenda disse que, graças ao esforço do Governo provincial da Huíla , hoje as campanhas de vacinação de crianças menores de cinco anos e mulheres grávidas são uma realidade em todas as localidades do município.
No Centro Municipal de Saúde os pacientes internados têm as três refeições diárias, medicamentos e não há falta de meios gastáveis e para a limpeza e funcionamento da unidade, sublinhou José Cabenda.
A malária, doenças respiratórias agudas e diarreias têm estado a causar muitas mortes, mas está em curso uma forte campanha de sensibilização para as medidas preventivas.

Tempo

Multimédia