Províncias

Fenda da Tundavala recebeu mais turistas

Arão Martins | Lubango

A Fenda da Tundavala, na província da Huíla, concorrente a uma das sete maravilhas de Angola, está a registar um elevado número de turistas de diversos pontos do mundo, revelou sexta-feira a directora provincial da Cultura.

A maravilha natural é muito visitada
Fotografia: Jornal de Angola

Marcelina Gomes salientou que o recorde de visitas foi registado por ocasião do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, de 20 a 28 de Setembro, que a vizinha província do Namibe acolheu (séries B e D).
A maravilha natural deu o nome ao Estádio Nacional da Tunvala, no Lubango, que acolheu os jogos do grupo D do Campeonato Africano das Nações de 2010, disputado pelas selecções dos Camarões, Gabão, Tunísia e Zâmbia. A Fenda da Tundavala é um enorme abismo de cerca de 1.200 metros, situado na Serra da Leba, a mais de 18 quilómetros da cidade do Lubango, e que constitui o limite sul do planalto central de Angola.
Marcelina Gomes precisou que a Fenda da Tundavala recebeu recentemente a classificação de património nacional, por meio de Decreto Executivo.
Todos os habitantes da Huíla devem preservar o lugar, disse a directora provincial, não só o sítio natural, mas tudo aquilo que envolve a localidade, para ajudar que a Fenda da Tundavala seja considerada de facto uma das sete maravilhas de Angola. A directora provincial da Huíla da Cultura salientou que a classificação é um passo em frente na organização do processo para a inscrição da Fenda da Tundavala na lista de património mundial.
A província dispõe de muitos outros lugares importantes, espectaculares e únicos, que também podem vir a ser classificados como património cultural, com destaque para as águas térmicas de Caluquembe e Cangalombes. A Huíla possui oito monumentos e sítios classificados e 272 não classificados. Para promover estes locais e sítios, a directora provincial da Cultura salientou que estão a ser produzidos panfletos e pequenos cartazes, que vão apelar igualmente para que os habitantes da Huíla preservem as suas belezas naturais.

Tempo

Multimédia