Províncias

Festas do Lubango atraem visitantes

André Amaro| Lubango

A cidade do Lubango vai receber mais de 60 mil turistas, entre nacionais e estrangeiros, para participarem nas tradicionais festas da Nossa Senhora do Monte, durante o mês de Agosto.

As autoridades locais continuam a criar as condições para que as festas da cidade do Lubango decorram sem grandes constrangimentos
Fotografia: André Amaro| Lubango

Os visitantes vão participar numa procissão e missa na capela da Nossa Senhora do Monte, na feira agro-pecuária, leilão de gado, concurso Miss Huíla, corrida de automóveis, entre outras actividades. O responsável do departamento de Hotelaria e Turismo da Huíla, João Silvestre, disse que Agosto é o mês em que a cidade do Lubango recebe mais turistas. Neste período, a cidade costuma receber em média cerca de 63 mil turistas, que representam uma taxa de ocupação de 60 por cento das unidades hoteleiras. João Silvestre garantiu que para a presente edição estão criadas as condições em termos de quartos, restaurantes e similares, serviços de rent-a-car e guias turísticos em língua portuguesa, inglesa e francesa. O responsável adiantou que estão controladas 104 unidades hoteleiras, com categorias até quatro estrelas, que perfazem 2.100 quartos disponíveis em hotéis, aldeamentos turísticos e pensões a nível da cidade do Lubango. As diárias variam entre cinco e 50 mil kwanzas, referiu o responsável do departamento de Hotelaria e Turismo da Huíla. A cidade do Lubango, acrescentou, possui um número suficiente de estabelecimentos da área de restauração, preparados para oferecer aos turistas uma gastronomia diversificada, com pratos típicos das diversas regiões do país. Pontos turísticos A reabilitação das vias de acesso aos pontos turísticos da Tundavala, Cristo Rei e Serra da Leba contribui para atrair mais turistas à província, sobretudo estrangeiros. João Silvestre referiu que o restaurante da Tundavala foi reparado, depois de longos anos inoperante, e entra em funcionamento no mês de Agosto. Novo hotel Uma nova unidade hoteleira de quatro estrelas, com capacidade de 115 quartos e um conjunto de serviços de ponta, entra também em funcionamento no próximo mês, na cidade do Lubango. João Silvestre adiantou que a unidade prevê a abertura de serviços de restaurante, ginásio, parque de estacionamento, sala de jogos, entre outros. O responsável disse que a construção de raiz do hotel “Chick-Chick” dá emprego a dezenas de jovens.

Tempo

Multimédia