Províncias

Funcionalismo público abordado em seminário

Arão Martins | Lubango

Quadros das administrações comunais do Hoque, Huíla, Arimba e Quilemba participaram até ontem, no Lubango, num seminário de capacitação de gestores e  técnicos administrativos, visando a melhoria da prestação de serviços à população.

Lubango acolheu a acção formativa para os funcionários das administrações municipais
Fotografia: Arimateia Baptista | Lubango

Durante dois dias, foram abordados, entre outros, temas ligados ao funcionalismo público.
O administrador municipal do Lubango, Francisco Barros, disse que a área dos recursos humanos é fundamental para garantir a eficiência e eficácia do trabalho.
“Temos alguns problemas relacionados com as promoções, reconversões, reformas ordinárias, inserção do novo pessoal para as novas áreas da administração municipal”, disse Francisco Barros.
Reconheceu ainda haver uma fragilidade derivada da interpretação dos instrumentos legais para garantir o normal funcionamento das instituições. A Administração Municipal do Lubango, acrescentou, em conformidade com o Ministério da Administração Pública, Emprego,  Trabalho e Segurança Social, realizou o I seminário que visou capacitar os quadros e, de forma aberta, discutirem-se os constrangimentos que são verificados.
Francisco Barros aconselhou os participantes a aproveitarem ao máximo os conhecimentos transmitidos, para poderem fazer uma gestão eficiente dos recursos humanos.
“Espera-se também que doravante todas as dificuldades inerentes a esta matéria sejam ultrapassadas ao nível da Administração Municipal, de modos a que se possa animar o pessoal e promover os funcionários de acordo com os procedimentos estabelecidos por lei e actuar de forma imparcial para a execução das actividades profissionais”.

Tempo

Multimédia