Províncias

Gado bovino começa a ser imunizado na província da Huíla

André Amaro | Lubango

Ao todo, 800 mil cabeças de gado bovino pertencentes aos criadores tradicionais e fazendeiros começam a ser vacinadas em Fevereiro contra o carbúnculo hemático, sintomático e dermatite nodular, no quadro da campanha 2011, na província da Huíla. 

Mais de 800 mil cabeças de gado bovino começam a ser imunizadas em Fevereiro
Fotografia: Arimateia Baptista | Lubango

Ao todo, 800 mil cabeças de gado bovino pertencentes aos criadores tradicionais e fazendeiros começam a ser vacinadas em Fevereiro contra o carbúnculo hemático, sintomático e dermatite nodular, no quadro da campanha 2011, na província da Huíla.   A campanha, que está a ser preparada pelos Serviços do Instituto Veterinário da província, vai durar três meses e pretende abranger o maior número possível de animais.
O responsável dos Serviços do Instituto Veterinário na Huíla, Miguel Barbosa, disse que neste momento estão a ser criadas as condições técnicas e logísticas para o início da campanha de vacinação, nos 14 municípios. Nesse sentido, estão já disponíveis 800 mil doses de vacina e constituídas 33 brigadas, que envolvem 120 técnicos.
Para o êxito das actividades, várias acções de sensibilização e mobilização estão a ser realizadas, para os criadores afluírem em massa às mangas de vacinação. /> Miguel Barbosa explicou que é importante que os criadores acorram às áreas de vacinação para garantir a sanidade animal e contribuir para a prevenção da saúde do homem. O objectivo da campanha é erradicar a peripneumonia e os carbúnculos.
O responsável dos Serviços do Instituto Veterinário na Huíla apelou às autoridades administrativas municipais, comunais e sobas a participarem activamente no processo. Na campanha de 2010, as autoridades sanitárias na Huíla vacinaram 439.168 animais, nos 14 municípios da província.

Vacinação contra raiva

Ao todo, três mil animais domésticos, entre cães, gatos e macacos, estão a ser vacinados contra a raiva, na província da Huíla. A campanha de vacinação começou na semana passada e é promovida pelos Serviços do Instituto Veterinário da Huíla.  A actividade envolve 33 brigadas e estão disponíveis 33 mil doses de vacinas nos postos fixos e móveis criados.

Tempo

Multimédia