Províncias

Galos reprodutores entregues na Huíla

Arão Martins | Lubango

O responsável da repartição da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas do município do Lubango, Francisco da Silva, anunciou que os serviços adquiriram100 galos reprodutores que foram distribuídos pelos aviários de quatro comunas da Huíla, com vista a fomentar a produção de ovos.

Aumenta a produção de ovos no Lubango
Fotografia: Afp

O objectivo é fazer cruzamentos destes galos reprodutores com galinhas autóctones, para melhorar os animais. Segundo Francisco Silva, fazem parte do projecto as comunas de Arimba, Quilemba, Huíla e Hoque.  Francisco da Silva assegurou que os galos são de origem zambiana e foram fornecidos pelo pólo de desenvolvimento agrário do Waku Kungo.
O programa tem por objectivo melhorar a qualidade de galinhas autóctones e aumentar a produção da carne de frango. Os galos podem fecundar até 14 galinhas cada, o que é positivo para o fomento avícola na região.
O director provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural Pescas e Ambiente, Lutero Campos, assegurou que os ovos a serem produzidos vão proporcionar pintainhos mais vigorosos, que atingem o peso ideal para abate rapidamente.

Tempo

Multimédia