Províncias

Garantido material didáctico para as crianças do Lubango

Domingos Mucuta| Lubango

Mais de oito mil crianças carentes, albergadas em lares de acolhimento dos bairros do Lubango, estão a receber, nesta quadra festiva, material escolar oferecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Milhares de crianças festejaram sábado o Natal antecipado oferta de esposas de dirigentes
Fotografia: Eduardo Pedro

Mais de oito mil crianças carentes, albergadas em lares de acolhimento dos bairros do Lubango, estão a receber, nesta quadra festiva, material escolar oferecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A oferta de 200 lotes, cada um composto por 40 kits de material didáctico, inclui livros dos vários níveis de ensino, cadernos, lapiseiras, réguas, borrachas e lápis.
Os primeiros quatro lotes de material escolar foram doados no sábado, ao lar Nossa Senhora das Dores, afecto à Igreja Católica, na abertura oficial do Natal da Criança, promovido pelas esposas dos governantes da província da Huíla.
Ao receber o donativo, a directora do lar Nossa Senhora das Dores, Bernardeth Ngueve, agradeceu o gesto e disse que o material didáctico vai beneficiar mais de 60 crianças e adolescentes desfavorecidos, no próximo ano lectivo.
"As crianças precisam do nosso calor. São necessárias pessoas generosas, que prestem atenção às crianças desfavorecidas. No Natal devemos também dar um pouco de nós, para alegrar aqueles que mais precisam", disse Bernardeth Ngueve. 
O representante da região Sul da UNICEF, João Neves, disse que parte do donativo vai ser entregue a outros lares dos bairros do Lubango e a crianças das zonas da Tchavola e Chimucua, que acolhem famílias desalojadas das zonas de risco.
"A nossa instituição, nesta quadra festiva, contribui com estes kits para minimizar a carência de material didáctico, que afecta alunos do I ciclo", disse João Neves.
O director provincial da Instituto Nacional da Criança (INAC), Abel Chico, disse que a instituição, em parceria com as organizações da Sociedade Civil, vai realizar a festa de Natal em todos os municípios da província, para promover solidariedade com as crianças dos hospitais e centros de acolhimento.
Durante o convívio, mais de 100 crianças receberam vários brindes, brincaram e dançaram, num ambiente de harmonia.  

Tempo

Multimédia