Províncias

Governador exige rigor aos administradores

Arão Martins | Quilengues

O governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipingue, pediu aos administradores municipais a pautarem por melhor rigor na elaboração e aplicação de projectos de combate à pobreza, para melhor servir as populações, sobretudo as que vivem nas zonas longínquas.

Governador pede aos administradores municipais para acompanharem de perto as obras que estão em curso a nível das localidades
Fotografia: DR

 Marcelino Tyipinge, que falava na cerimónia de encerramento da terceira reunião ordinária do Governo Provincial da Huíla, em Quilengues, solicitou igualmente maior transparência na execução financeira e espera que os administradores locais enriqueçam mais os projectos para os municípios. Os directores provinciais devem marcar mais presença nos municípios, para acompanharem melhor os programas.
“Há programas em execução que embora sejam da responsabilidade da Administração Municipal, obedecem a uma orientação do governo”, disse.
O governador da Huíla reconheceu haver descentralização, mas disse ser necessária a troca de informação entre as Direcções Provinciais para o sucesso do programa.  "O crescimento da província depende de uma boa uma gestão", disse o governador, que solicitou maior intervenção dos bancos no esclarecimento às populações sobre os pacotes de créditos disponíveis.
“Muitas vezes somos abordados pela população a solicitar dinheiro. É preciso explicar o que é preciso para obter dinheiro, porque não cabe ao Governo fazer isso para que o cidadão des nenvolva a sua actividade", disse.

Tempo

Multimédia