Províncias

Habitantes de Capelongo com melhor assistência

Arão Martins Capelongo

A assistência médica melhorou significativamente na comuna de Capelongo, município da Matala, Huíla, com o programa de melhoria da equidade e qualidade dos serviços de saúde.

A assistência médica melhorou significativamente na comuna de Capelongo, município da Matala, Huíla, com o programa de melhoria da equidade e qualidade dos serviços de saúde.
O reconhecimento foi feito pelas autoridades tradicionais da comuna, aquando da entrega de uma ambulância pelo governador provincial, ao hospital da comuna.
O soba Manuel Calova afirmou que os serviços de saúde melhoraram graças ao programa municipal de cuidados de saúde, o que permite requisitar os medicamentos na localidade com celeridade.
A população da região, frisou, começa a sentir os efeitos dos investimentos feitos no hospital, que foi equipado com meiostécnicos e medicamentos, o que permite uma assistência médica e medicamentosa aceitável.A unidade, com 50 camas, dispõe de serviços de banco de urgência, pediatria, centro nutricional, maternidade e medicina interna para homens e mulheres.
As doenças mais frequentes na comuna são as diarreias agudas, malária e pneumonia.
O governo, através da Administração Municipal, no quadro do programa Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e à Pobreza, tem envidado esforço para uma melhor assistência médica à população.
O administrador comunal adjunto de Capelongo, Bernardo Silva, considerou oportuno o meio entregue ao hospital comunal porque vai facilitar a evacuação de doentes graves da localidade para a sede da Matala e Lubango. “O meio chegou em boa hora e vai ajudar a minimizar as dificuldades”, disse.
A comuna de Capelongo ocupa uma superfície territorial de 2.545 quilómetros quadrados e conta com 58 mil habitantes.

Tempo

Multimédia