Províncias

Habitantes de Quilengues têm mais água

Estanislau Costa | Lubango

Mais de sete mil famílias residentes na sede municipal de Quilengues, 150 quilómetros a norte da cidade do Lubango, vão consumir água potável com a inauguração do sistema de captação erguido no rio Kalunga.

Esforços do Governo Provincial permitirem que haja água mais próxima da população
Fotografia: Arquivo JA

O administrador municipal de Quilengues, Armando Vieira, disse ao Jornal de Angola que a entrega do novo sistema de captação e distribuição de água potável aos habitantes da sede está enquadrado no programa comemorativo do 144 aniversário da circunscrição, assinalado no último dia 1 de Julho.
No dia 1 de Julho de 1870, foi criada a primeira comissão municipal, data que ficou assinalada como a da fundação de Quilengues. Para comemorar o aniversário daquela localidade, a Administração Municipal programou, até 31 deste mês, diversas actividades, entre as quais a inauguração de infra-estruturas de impacto socioeconómico.
No quadro das festividades da quinta edição das festas do município de Quilengues, está igualmente prevista a entrega de 40 casas do tipo T3 e o edifício da Administração local.
Também está prevista a inauguração do edifício da Procuradoria Municipal, Loja dos Registos e ponte do rio Tchanewa.
O administrador municipal de Quilengues informou que foram construídos cinco sistemas de captação de água nas comunas, incluindo vários bebedouros para os animais. “A disponibilização de água e assistência veterinária dos animais é prioridade das autoridades”, disse.
O sistema de captação e bombagem da sede foi ampliado e remodelado. Os trabalhos incidiram na instalação de 2.200 metros de extensão da conduta adutora, montagem de um reservatório de 80 metros cúbicos e um grupo gerador com de 60 kva.
O abastecimento de energia eléctrica, gerada por dois geradores de 200 e 250 kva, contemplou oito mil consumidores da vila, incluindo o sistema de iluminação pública.
A instalação de postes em diversas avenidas do município está a permitir uma iluminação pública condigna. A população de Quilengues elogiou a construção e restauro de jardins e parque infantil.

Cozinha comunitária

A cozinha comunitária, a que está acoplada uma padaria, e projectada para fornecer alimentos diversos a mais de 100 pessoas, está a apoiar o programa de Merenda Escolar nas escolas do ensino primário do I ciclo do município de Quilengues.
A entrega da merenda diversificada abrangeu 4.443 alunos da sede, Dindi e Impulo.
A realidade das escolas, hoje, é diferente por ser baixa a fuga de crianças nas salas de aulas e o a­proveitamento escolar melhorou em grande medida.

Tempo

Multimédia