Províncias

Hospital Central do Lubango recebe muitos feridos graves

O Banco de Urgência do Hospital Central do Lubango, na Huíla, atendeu 78 pacientes com ferimentos graves, nos últimos três dias.

Banco de Urgência do Hospital Central do Lubango muito movimentado no fim-de-semana
Fotografia: Francisco Bernardo

O Banco de Urgência do Hospital Central do Lubango, na Huíla, atendeu 78 pacientes com ferimentos graves, nos últimos três dias.
De acordo com fontes hospitalares, citadas ontepela Angop, no Lubango, 35 casos resultaram de agressões físicas, 22 de acidentes de viação, 21 de mordeduras caninas e dois de mordeduras humanas.
O chefe dos serviços de urgência, Domingos Naoma do Rosário, afirmou que, dos pacientes atendidos, há a registar dois mortos, sendo um por febre tifóide e outro por paragem cardíaca.
No período em análise, o banco de urgência atendeu 406 pessoas, um aumento de 140 em relação a igual período anterior, com 78 internamentos.
Quanto a medicamentos essenciais e outros materiais gastáveis, o responsável do hospital revelou não haver dificuldades, porque a unidade recebeu reforços do programa de emergência em medicamentos para os hospitais, através da representação local da saúde.
Neste momento, acrescentou, o hospital, com capacidade de 520 camas, tem 386 pacientes internados, entre crianças, jovens e adultos.

Tempo

Multimédia