Províncias

Hospital de referência inaugurado no Cuvango

Estanislau Costa | Cuvango

O acesso à assistência médica e medicamentosa no município do Cuvango, 356 quilómetros a leste da cidade do Lubango, está agora facilitado com a entrega, na quinta-feira, à população local de um hospital de referência.

O acesso à assistência médica e medicamentosa no município do Cuvango, 356 quilómetros a leste da cidade do Lubango, está agora facilitado com a entrega, na quinta-feira, à população local de um hospital de referência.
O governador Isaac dos Anjos, que inaugurou a unidade hospitalar, disse que o Executivo está a trabalhar para desenvolver as localidades do leste da província da Huíla, construindo escolas, centros e postos de  saúde e estradas.
As comunas do município do Cuvango, afirmou, ganharam, nos últimos quatro anos, várias infra-estruturas do sector da educação, saúde e outras. “A estrada que dá acesso à sede da província está concluída, a linha do comboio e a estação estão também concluídas e hoje entregámos o hospital de referência e a estrutura imponente da administração municipal.”
Isaac dos Anjos disse que está neste momento em curso a construção das primeiras 40 casas das 200 previstas e de duas escolas com 12 salas. “Vamos trabalhar mais para levar infra-estruturas da educação às várias povoações do município e fazer com que as crianças tenham a escola mais próximo e deixem de percorrer longas distâncias.”
O governador exortou os jovens a apostar na construção dirigida de casas nos terrenos de mil metros quadrados que o governo da província da Huíla distribuiu e continua a fazê-lo. O Programa Nacional de Urbanismo e Habitação do Executivo “deve ser incentivo para os jovens construírem as suas próprias casas”, afirmou.
O hospital municipal do Cuvango, erguido de raiz em 155 dias, está projectado numa área de 1.500 metros quadrados e equipado para internar 30 pacientes, assim como efectuar consultas externas a mais de mil pessoas diariamente. As especialidades disponíveis são estomatologia, ginecologia, pré-parto, parto e pós-parto, cirurgia, pediatria e outras.Entre os apetrechos do hospital constam dois laboratórios, salas de consultas e  uma morgue.

Tempo

Multimédia