Províncias

Hospital do Cuvango em construção

João Katumbela| Cuvango

Um novo hospital vai ser construído pela Administração Municipal do Cuvango, província Huíla, no âmbito do Programa Integrado de Combate à Fome e à Pobreza, visando melhorar a assistência médica e medicamentosa às populações.

Construção do Hospital e a nova sede da Administração Municipal do Kuvango são prioridades do governo da província da Huíla
Fotografia: Jornal de Angola

Um novo hospital vai ser construído pela Administração Municipal do Cuvango, província Huíla, no âmbito do Programa Integrado de Combate à Fome e à Pobreza, visando melhorar a assistência médica e medicamentosa às populações.
Para a concretização do projecto, as obras foram já adjudicadas à empresa de construção civil "Tuamutunga", que vai executar igualmente os trabalhos de construção da nova sede da Administração Municipal do Cuvango.
O administrador municipal, João Hilifilua, disse que o projecto da construção do novo hospital consta das prioridades do Executivo na criação de melhores condições sociais às populações, principalmente nos domínios da saúde, educação e água.
João Hilifilua referiu que, dentro do Programa de Combate à Pobreza, a Administração Municipal do Cuvango vai construir e apetrechar a nova unidade hospitalar, que além de atender os habitantes do Cuvango vai servir também as populações dos municípios da Jamba e Chipindo.
João Hilifilua garantiu que o sector da Saúde, no Cuvango, vai merecer uma maior atenção porque 80 por cento do orçamento do município está a ser dirigido para esta área com o objectivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados às populações.
No município do Cuvango, 350 quilómetros a leste da cidade do Lubango, existe apenas um centro de saúde, que funciona com 21 técnicos e funcionários administrativos.Quanto à situação clínica, a malária, as diarreias agudas e a tuberculose são as doenças mais frequentes, disse o administrador municipal, que garantiu a existência, no município, de medicamentos essenciais, adquiridos através do orçamento municipal
O Cuvango recebe ainda fármacos da Direcção Provincial de Saúde. João Hilifilua reconheceu que a falta de técnicos é uma das grandes preocupações da Administração Municipal. Para contornar a situação, o administrador do Cuvango anunciou que foi aberto um concurso público para admissão de técnicos médios e superiores de enfermagem e funcionários administrativos. A Administração Municipal do Cuvango anunciou que vai comprar uma nova ambulância para permitir que os doentes sejam transportados para os municípios da Matala e Lubango, com mais celeridade. A partir do terceiro trimestre do presente ano lectivo, mais de 400 crianças vãoestudar em melhores condições, com a abertura de uma escola de seis salas, na comuna de Ngalangue, município do Cuvango.
As obras de construção da escola, que estão a cargo da empresa de construção civil "AUTOCAAJ", vão durar 120 dias, disse ao Jornal de Angola o encarregado da empresa, que garantiu que as condições técnicas e materiais estão asseguradas para que os prazos estipulados sejam cumpridos.

Tempo

Multimédia