Províncias

Inaugurado centro no município da Matala

André Amaro| Lubango

O centro municipal de saúde da Matala, reabilitado e ampliado no âmbito do Programa de Municipalização dos Serviços de Saúde, com cem camas, cujas obras orçaram em 32 milhões de kwanzas, foi inaugurado pelo governador da Huíla.

O centro municipal de saúde da Matala passa a dispor de serviços médicos à medida da procura e melhores condições de internamento
Fotografia: André Amaro| Lubango

O responsável da repartição municipal de Saúde lembrou que o centro tem mais serviços médicos e melhores condições de internamento
O centro, referiu, tem banco de urgência, salas de parto e do Programa Avançado de Vacinação, enfermarias para mulheres e homens, laboratório, farmácia, câmaras para conservação de vacinas e um espaço para aconselhamento e testagem do VIH/Sida.Daniel Kambangula afirmou que o centro, com quatro médicos, que também dão consultas na periferia, e 38 técnicos de saúde, tem serviços de pediatria, ginecologia, análises clínicas, puericultura e consultas externas e dispõe de casa mortuária.
Os quatro médicos também colaboram com repartição municipal da Saúde a nível de estatísticas e de planeamento sanitário.
Na cerimónia da inauguração do centro, o governador Marcelino Tyiping entregou uma viatura destinada, entre outros serviços, a apoiar campanhas de vacinação e a transportar medicamentos. Neste âmbito do Programa de Municipalização dos Serviços de Saúde estão a ser construídas mais infra-estruturas e outras reabilitadas e ampliadas. O município da Matala tem dois hospitais, um de referência na sede do município e outro na comuna de Capelongo e 13 postos de saúde distribuídos pelas comunas, aldeias e sectores.
Nos últimos quatro anos, além de ter sido construído o centro de saúde de Candianguite, foram e reabilitados ampliados os de Castanheira de Pêra e da sede municipal.
Ao abrigo do mesmo programa foram entregues três ambulâncias aos hospitais municipais da Matala e comunal de Capelongo e ao centro de saúde de Molondo, bem como duas viaturas para apoio aos cuidados primários de saúde.

Tempo

Multimédia