Províncias

Incrementado fornecimento de água potável no Lubango

Arão Martins | Lubango

O abastecimento de água potável aos municípios da província da Huíla conhecem este ano novo incremento, com a execução de 114 projectos, disse o director provincial do sector.

Governo Provincial reabilita e constrói vários sistemas de captação e abastecimento de água
Fotografia: Arão Martins | Lubango

Abel da Costa salientou que os projectos são executados no quadro dos programas “Água para Todos” e de Investimentos Públicos e Combate à Fome e Redução da Pobreza, que vão ser abertos furos, criadas subestações de tratamento e abastecimentos e melhorados os equipamentos já existentes em todos municípios da Huíla.
O Governo Provincial, referiu, tem 114 projectos no domínio das águas e 33 no da energia, num valor total de 3.758 mil milhões de kwanzas. Hoje, declarou, devido ao programa do Executivo “Água para Todos”, a província regista melhorias consideráveis a nível de tratamento e distribuição, mas é preciso continuar a desenvolver acções para os resultados serem ainda mais satisfatórios.
A região Sul do país, lembrou, passou a ter, no Lubango, um laboratório de análise da água destinada a consumo, cuja instalação foi financiada pelo Executivo, Governo Provincial e União Europeia.
O laboratório serve, além da Huíla, as províncias do Cuando-Cubango, Cunene  e Namibe. Abel da Costa recordou igualmente que na Huíla também são feitas análises da água nos municípios de Chicomba, Matala e Caconda.

Tempo

Multimédia