Províncias

Instalada uma nova escola no município do Lubango

Arão Martins | Lubango

A construção de uma escola primária de seis salas, na comuna da Huíla, município do Lubango, está praticamente concluída, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, e vai ser inaugurada durante as comemorações do 38º aniversário da Independência Nacional.

Milhares de crianças da comuna com idade escolar passam a ter acesso ao ensino público
Fotografia: Arão Martins | Lubango

O encarregado de obras, Manuel Tchapone, explicou que a escola, que começou a ser construída em Março, também vai ter gabinetes para o director e seu adjunto, cantina, sala de professores, secretaria-geral e área de lazer.
O governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge, e o seu vice para a área técnica e infra-estruturas, Nuno Mahapi Ndala, visitaram as obras da escola e receberam garantias de que elas terminam antes do dia 11 de Novembro.
A administradora comunal da Huíla, Cármen Duarte, referiu que, na localidade de Nampanda, entrou já em funcionamento a primeira escola do ensino secundário do I ciclo, também construída no quadro do mesmo programa nacional, e custou 26 milhões de kwanzas. Mais de mil alunos estão matriculados na instituição, da sétima à nona classe.
Cármen Duarte pediu ao governador para envidar esforços no sentido de serem abertos mais furos de água, construídas mais residências para professores e enfermeiros, além de uma escola do segundo ciclo do ensino secundário.

Tempo

Multimédia