Províncias

Instituto de Teologia formou novos líderes

O director do Instituto Superior de Teologia do Lubango (ISTEL), reverendo Avelino Rafael, reafirmou o compromisso da instituição em formar líderes religiosos, para assegurar o resgate dos valores cívicos, morais e espirituais junto das comunidades.

Reverendo Avelino Rafael do ISTEL
Fotografia: Angop

Avelino Rafael reconheceu haver um crescimento tímido de lideranças nas igrejas e isso tem baixado de forma acentuada a vocação e a progressão no que concerne aos programas de evangelização.
“Este factor deve-se ao facto de alguns líderes religiosos serem aventureiros e arrogantes, sem qualquer formação teológica, e que semeiam o mal-estar social, desarticulam as comunidades e criam brigas entre as famílias, quando não é esta a missão de Cristo”, realçou.
O verdadeiro líder religioso é aquele que sabe conduzir a igreja e a comunidade, assim como trabalhar num ambiente de espiritualidade, com carácter e conhecimento para melhor servir.
Os líderes devem falar de Deus, mas também de factores sociais importantes e de interesse da comunidade, como o comportamento no meio social, com o cumprimento de todos os deveres do cidadão, desde a colocação do lixo no lugar apropriado até à conservação do ambiente.
O ISTEL entregou na cidade do Lubango certificados e diplomas de graduação de bacharéis e licenciados a 39 novos líderes religiosos,  após a conclusão de seis anos de formação teológica.
Desde a sua institucionalização, em 1981, o ISTEL formou cerca de 300 líderes espalhados por todo o país e que actualmente exercem a missão de evangelizar junto das comunidades.
A Universidade Evangélica Sinodal de Angola (UESA), em funcionamento desde 2012, lança dentro de dois anos os seus primeiros 200 licenciados em Sociologia.
O reitor da instituição, reverendo Dinis Marcolino Eurico, disse à Angop que a UESA é um projecto social que tem o objectivo de contribuir para o sucesso do Plano Nacional de Formação de Quadros e melhorar os serviços em todos os sectores do país.

Tempo

Multimédia