Províncias

Intensificadas acções de combate à sida

A direcção provincial da Saúde na Huíla desenvolve acções que visam combater a proliferação do VIH/Sida nas comunidades, informou ontem, na cidade do Lubango, o director em exercício do sector.

Em todo o país têm sido realizadas várias actividades com o objectivo de combater a discriminação dos seropositivos e a propagação da doença
Fotografia: Eduardo Pedro

A direcção provincial da Saúde na Huíla desenvolve acções que visam combater a proliferação do VIH/Sida nas comunidades, informou ontem, na cidade do Lubango, o director em exercício do sector.
David Luís reafirmou tal facto no acto de abertura do programa provincial do Dia Mundial da Sida, que se assinala hoje, e acrescentou que um dos objectivos do programa das autoridades sanitárias é eliminar novas infecções em crianças e garantir que logo após o diagnóstico 90 por cento das gestantes seropositivas recebam tratamento anti-retroviral.
O programa visa garantir que 90 por cento dos adultos e crianças portadoras de VIH/Sida tenham acesso ao tratamento anti-retroviral, disse David Luís que acrescentou que as acções constantes do plano estão direccionadas para cinco componentes: a prevenção, tratamento e cuidados, reforço institucional, mitigação do impacto à infecção, monitoria e avaliação.
“Desde o início da execução do mesmo temos registado um aumento gradual na cobertura das metas de todos os indicadores”, explicou David Luís.
Nos últimos anos, recordou, a província da Huíla apresentou um aumento da taxa de seroprevalência do VIH/Sida de 2,8 por cento em 2004, para 3,4 por cento em 2015, sendo os municípios do Lubango, Caluquembe, Matala e Cacula os mais afectados. Desde 1991, altura em que a província da Huíla registou o primeiro caso, até ao terceiro trimestre de 2015, já foram notificados 13.929 casos, ­informou David Luís.   O Dia Mundial da Sida foi internacionalmente instituído em 1988, pela Organização Mundial da Saúde. As  actividades desenvolvidas neste dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, tolerância, compaixão e prevenção.

 

Tempo

Multimédia