Províncias

Investidores aprendem técnicas de gestão

Domingos Mucuta | Lubango

O Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE) da Huíla, aberto em Maio deste ano, está a capacitar futuros empresários sobre técnicas de gestão e sustentabilidade de negócios no mercado, avançou terça-feira a directora.

Diversos cursos estão a ser ministrados no Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego da cidade do Lubango
Fotografia: Arimateia Baptista|Lubango


Yola Maiato, que falava no termo da visita do governador João Marcelino Tyipingue à instituição afecta ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), disse que o Centro abriu com o curso de Empreendedorismo, dirigido a 48 cidadãos.
O curso, com ciclos de duração de três meses, está dividido em seis módulos com conteúdos sobre empreendedorismo, criação de negócio, gestão e vendas, marketing, contabilidade informatizada e estudo de viabilidade do projecto empresarial.
Os módulos ajudam a capacitar os novos empresários com ferramentas que permitem manter a empresa no mercado.
A realidade actual mostra pessoas e empresas sem conhecimento suficiente para manter o negócio, encerrando a actividade num curto espaço de tempo.
Daí que a formação é uma das soluções para evitar situações do género e garantir a segurança de empregos. Yola Maiato precisou que o curso está aberto a cidadãos com habilitações mínimas de técnico médio, desde que tenham uma vocação ou perspectiva de criar uma unidade económica ou criar um negócio.

Atendimento ao cliente

A formação, que custa 35.100 kwanzas, é ministrada por técnicos da Faculdade de Economia da Universidade Mandume Ya Ndemofayo. O CLESE tem também sessões de palestras e seminários intensivos para empresas interessadas em aumentar o nível de conhecimento dos seus funcionários nas áreas de atendimento ao cliente e financiamento, um trabalho realizado em parceria com o Banco Sol.
Os formados podem beneficiar de empréstimos bancários, caso os seus projectos sejam viáveis do ponto de vista económico. O Centro Local de Empreendedorismo e  Serviços de Emprego, instalado no recinto do Instituto Médio de Economia do Lubango (IMEL), é um espaço que dispõe de tecnologia atractiva, onde técnicos médios e, sobretudo, finalistas deste nível mostram a sua capacidade empreendedora, através de projectos de investimento.

Tempo

Multimédia