Províncias

Jovens querem apoio da banca para construção de habitações

André Amaro | Lubango

Os jovens que receberam lotes de terrenos para auto-construção dirigida nas novas urbanizações da província da Huíla, querem o apoio das instituições bancárias, para materializarem o sonho da casa própria.

Os jovens que receberam lotes de terrenos para auto-construção dirigida nas novas urbanizações da província da Huíla, querem o apoio das instituições bancárias, para materializarem o sonho da casa própria.
O secretário Executivo do Conselho da Juventude na Huíla, Joaquim Tyova, manifestou esta preocupação durante um encontro realizado na cidade do Lubango, com os representantes de distintas associações juvenis.
Joaquim Tyova frisou que o ano passado, as autoridades governamentais distribuíram 20l0 lotes a jovens para a auto-construção dirigida. Mas devido à falta de apoios, tudo continua parado.
Esta situação, disse, preocupa o Conselho da Juventude na província. Por isso, o encontro serviu para reflectir sobre o apoio que as instituições bancárias podem dar na solução deste problema.
“Reconhecemos as limitações financeiras que os jovens atravessam, pelo que pedimos aos bancos para criarem créditos destinados à auto-construção dirigida”, salientou Joaquim Tyova. O encontro contou com a participação de líderes de organizações estudantis, desportivas, políticas, religiosas, culturais e empresariais.
O director da Juventude e Desportos na Huíla, Francisco Barros, afirmou que as autoridades da província já distribuíram 300 lotes, cabendo a cada jovem, mil metros quadrados.
Francisco Barros esclareceu que a primeira fase consiste na distribuição de lotes de terrenos, e a segunda prevê a cedência de créditos bancários, através da apresentação do título de propriedade e outros documentos.
Francisco Barros informou que estão em curso negociações avançadas com as instituições bancárias, para ajudarem o Governo Provincial a resolver o problema habitacional da juventude.
Além da cidade do Lubango, a distribuição de lotes de terrenos para construção à juventude decorre nos municípios da Humpata, Quipungo, Matala, Caluquembe, Gambos e Cacula, informou o director da Juventude e Desporto na Huíla.

Tempo

Multimédia