Províncias

Localidade de Eywa com mais uma escola

Arão Martins | Lubango

A localidade de Eywa, comuna da Arimba, Lubango, passa a contar, a partir do quarto trimestre deste ano, com uma escola para acolher 2.400 alunos do primeiro e segundo ciclo.


O director provincial da Educação da Huíla, Américo Chicote, informou que a escola tem 20 salas e vai beneficiar alunos dos bairros da Mukanka, parte do Chioco e da centralidade de Eywa, que se encontra em fase final de construção. Começou a ser construída, em Julho de 2012, inserida no Programa de Investimentos Públicos (PIP). Ocupa uma área de 21.455 metros quadrados. Além das salas, a referida escopa tem laboratórios de biologia, química e física e um auditório. O governador da Huíla, João Marcelino Tyipinge, visitou as obras das escolas e garantiu todo o apoio para que as aulas possam arrancar na data prevista.

Obras em curso

O governador visitou ainda a futura centralidade de Eywa, as obras de construção do Hospital Pediátrico do Lubango, da Maternidade e da Psiquiatria.
Na centralidade de Eywa está ainda a ser erguido um novo hospital, com 50 camas, numa área de 700 metros quadrados. Vai dispor de duas enfermarias, farmácia, bloco operatório, unidade de cuidados intensivos, parto, pós parto, tuberculose e Programa Alargado de Vacinação. Já estão concluídos dois prédios de quatro andares cada, para os médicos e docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo.
Na Quilemba, arredores do Lubango, as obras de construção de 11 casas e da reabilitação das avenidas Hoji ya Henda e Ferrovia decorrem sem problemas, assegurou o vice-governador para o sector Económico. Sérgio da Cunha Velho salientou que as obras das unidades hospitalares decorrem a bom ritmo.

Tempo

Multimédia