Províncias

Lubango acolhe Feira do Inventor

Domingos Mucuta |Lubango

Ideias inovadoras destinadas a desenvolver os domínios das novas tecnologias de informação e comunicação, construção civil, arquitectura, electrónica, saúde, transportes, telecomunicações e outros sectores foram, sexta-feira e sábado, apresentadas, na cidade do Lubango, na Feira do Inventor.

A exposição do Lubango foi promovida pelo Ministério de Ciências e Tecnologia com o apoio do Governo Provincial da Huíla
Fotografia: Arimateia Baptista| Lubango

A exposição, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o governo da Huíla, atraiu estudantes de vários estabelecimentos de ensino médio e superior, que deixaram as salas de aula para mostrar ao público os resultados de pesquisas académicas e científicas. 
Os estudantes apresentaram invenções que consideram importantes para a solução de um determinado problema e o ministério destacou um grupo de jurados para avaliar a viabilidade económica, social, ambiental e tecnológica das propostas apresentadas.
Entre as propostas de inovações, levadas pelos estudantes à praça adjacente à Universidade Mandume ya Ndemofayo, destaque para plantas com propriedades medicinais, para o combate à malária, febre tifóide, má nutrição e outras enfermidades.
Outros pesquisadores levaram soluções tecnológicas, como sistema de protecção para os motociclistas, de produção de alcatrão a partir da madeira e outras inovações que despertaram a atenção dos que visitaram a exposição. A investigadora do Ministério da Ciência e Tecnologia, Eunice Pires, destacou a importância do evento na descoberta de talentos a nível nacional, cuja dimensão alcança a representação do país em feiras internacionais de ideias.
Eunice Pires disse que a iniciativa da cidade do Lubango está inserida no programa de promoção da cultura científica e de transferência de tecnologias e empreendedorismo, em antecâmara à Feira Nacional do Inventor/Criador Angolano, que reúne todos os anos representantes de todas as províncias.
A vice-governadora para o Sector Político e Social da Huíla, Maria João Chipalevala, prestigiou a exposição de soluções tecnológicas dos estudantes da província.
Depois de inaugurar a feira, a governante visitou cada bancada, recebeu explicações detalhadas e ficou impressionada com a qualidade e o empenho criativo dos estudantes. A exposição da Huíla revelou jovens estudantes empolgados em pesquisar, estudar e apresentar soluções viáveis para os problemas sociais que afectam as comunidades locais e não só. O potencial dos jovens demonstra a capacidade inventiva dos estudantes da VI Região Académica, que, com apoios, prometem mudar a Huíla, mediante a transformação dos protótipos em acções práticas.

Tempo

Multimédia