Províncias

Luchazes conta com mais salas de aula

Daniel Benjamim | Luena

A população de Luchazes, 45 quilómetros a sul da cidade do Luena tem mais uma escola do ensino  primário, com quatro salas, que permite absorver mais alunos no sistema de ensino, a partir do próximo ano lectivo.

O administrador municipal adjunto do Luena, Valdemar José Salomão, garantiu, após a inauguração, que o Executivo vai continuar a construir escolas em toda a província do Moxico, com o objectivo de reduzir o número de crianças fora do ensino, facto que tem preocupado as autoridades locais.
O coordenador da escola, Marco Fortuna, disse que a falta de casas para os professores, os elevados níveis de absentismo, pelo facto dos encarregados de educação levarem as crianças para as larvas durante o período de aulas, constituem os maiores problemas que o sector da Educação enfrenta naquela aldeia. “Com a inauguração desta escola, estamos a prever matricular, no próximo ano lectivo, 360 novas crianças”, disse Marcos Fortuna.
O regedor Cahilo André ficou satisfeito com a inauguração de mais uma escola na aldeia dos Luchazes e pediu às autoridades locais para construírem mais infra-estruturas de impacto social, como postos médicos, escolas, sistemas de abastecimento e de fornecimento de água e luz, além da reparação das estradas, para facilitar as trocas comerciais e o escoamento dos produtos do campo.

Tempo

Multimédia