Províncias

Mais de oitenta mil toneladas são colhidas em Quipungo

Pelo menos, 84.250 toneladas de produtos agrícolas diversos são colhidas até Agosto deste ano, por 120 mil famílias camponesas do município de Quipungo, na província da Huíla, no âmbito da campanha agrícola 2016/2017.

Camponeses recebem apoio para a produção aumentar
Fotografia: Pedro Miguel |


Ao avançar ontem a informação à Angop, o director municipal da Agricultura, Pascoal Simão, disse que o cultivo foi feito numa área de 65 mil hectares e haverá um aumento de 15 mil toneladas em relação à safra anterior, devido à entrega dos camponeses e à regularidade das chuvas.
Esclareceu que alguns constrangimentos registados, como o ressurgimento da praga da lagarta militar, não impediram que se ultrapassassem as metas. Por outro lado, o director da Agricultura no Quipungo lamentou a fraca produção de leguminosas e hortícolas diversas, uma vez que a direcção recebeu pequenas quantidades de sementes.

Expo-Huíla em Agosto

A 25ª edição da maior bolsa de negócios no sul de Angola, a Expo Huíla, a decorrer de 9 a 13 de Agosto próximo, na cidade do Lubango, vai apostar na produção nacional.
O evento enquadra-se nas actividades da 31ª edição das Festas da Nossa Senhora do Monte, que se assinalam no dia 15 de Agosto.
Segundo o secretário da Associação Agro-pecuária, Comercial e Industrial da Huíla, organizadora do evento, Elísio Lobo, que falava ontem à Angop, no Lubango, o objectivo é captar investimentos para a produção interna. Referiu que neste momento já foram inscritas 45 empresas e oito núcleos municipais de associações empresariais da província anfitriã e do Namibe, Cunene e Huambo.
Dois países confirmaram participação, a Polónia e a Namíbia, num evento onde se espera que participem mais de 200 expositores.
Durante a feira serão igualmente promovidas várias sessões de palestras.

Tempo

Multimédia