Províncias

Mais estradas asfaltadas ajudam trocas comerciais

André Amaro| Lubango

Em cerca de 637 quilómetros de estradas na Huíla está a ser colocado asfalto, o que vai facilitar a ligação entre o campo e a cidade, disse o director provincial das O­bras Públicas.

Serviços de transportes de passageiros a nível da província também registam progressos
Fotografia: Jornal de Angola

O asfalto está a ser colocado no âmbito do programa Nacional de Recuperação de Estradas. Rosário Panzo, que fez a revelação no encontro provincial de auscultação social da Juventude, afirmou que neste momento se está a trabalhar na definição dos troços prioritários para posteriormente se passar para as fases seguintes dos concursos públicos, selecção das empresas e adjudicação das empreitadas. O troço Quipungo/Chicomba/Caconda, disse, é uma das prioridades das autoridades no projecto de ligação de todas as sedes municipais por vias asfaltadas.Neste momento, decorrem as obras de recuperação da estrada Cului/Jamba e nos troços Caconda/Chipindo e no do quilómetro 16/comuna da Palanca e Humpata, que permite o escoamento de mercadorias sem que as viaturas sejam obrigadas passar pelo centro da cidade do Lubango.
No âmbito da intervenção central foram reabilitadas as estradas das sedes municipais da Chibia, Cuvango e Caconda. A seguir é dada prioridade às vias das sedes de Quilengues, Matala e Gambos.
Rosário Panzo lembrou que nos últimos 11 anos na província da Huíla foram reabilitadas e asfaltadas 700 quilómetros de estradas.
Todas estas obras foram realizadas no quadro do Programa Nacional de Recuperação de Estradas.

Tempo

Multimédia