Províncias

Mais uma escola e hospital em Chicomba

Uma escola com três salas e um hospital municipal de referência foram inaugurados no município de Chicomba, pelo governador da província da Huíla, João Marcelino Tyipinge, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza.

Mais crianças de Chicomba inseridas no sistema normal de ensino e aprendizagem
Fotografia: João Gomes

A escola tem ainda um gabinete para o director, refeitório, sala para professores, entre outros compartimentos, e vai permitir inserir 190 alunos em dois turnos. As obras custaram 17 milhões de kwanzas.
O hospital municipal, reabilitado e ampliado, está instalado numa área de dois hectares e dispõe dos serviços de maternidade, pediatria, banco de urgência, enfermaria e armazém de medicamentos. Atende cerca de 120 doentes/dia e as obras ficaram orçadas em 55 milhões de kwanzas.
O governador da Huíla inaugurou também uma cozinha comunitária, armazém rural, 40 casas sociais e duas residências para médicos.
O município de Chicomba dista 220 quilómetros a norte da cidade do Lubango e tem uma população estimada em 127.273 habitantes.

Reabilitação da barragem

O Governo Provincial da Huíla vai investir este ano mais de 200 milhões de kwanzas na reabilitação de uma mini hídrica no município de Chicomba, destinada a gerar electricidade e a estimular a agricultura. As obras começaram sábado, na presença do governador Marcelino Tyipinge.
A referida infra-estrutura está localizada na sede municipal, sobre o rio Cuvundji, e vai produzir cerca de 300 quilowatts de energia, bem como bombear uma quantidade suficiente de água para as lavouras, através da instalação de uma turbina compacta.
O governador da Huíla disse que este é um projecto estruturado pelo governo, na perspectiva de melhorar a qualidade de vida das populações. Além dos sectores da Saúde e da Educação, estão também em curso na região outras acções de impacto social, com destaque para a reabilitação de estradas secundárias e terciárias, que facilitam as trocas comerciais e o escoamento de produtos do campo para a cidade.
Os camponeses do município apostam agora no aumento da produção, pois o escoamento de bens do campo deixou de constituir problema. Chicomba dista 220 quilómetros do Lubango e tem uma população estimada em 127.273 habitantes.

Tempo

Multimédia