Províncias

Maternidade e pediatria abrem este ano na Chibia

Domingos Mucuta | Lubango

As obras da nova maternidade e do hospital pediátrico do município da Chibia, na Huíla, são concluídas no final deste ano, revelou, a administradora Otília Noloti.

Novas unidades sanitárias vão descongestionar o centro de saúde do município da Chibia
Fotografia: Domingos Mucuta|Lubango

A administradora explicou que as novas unidades sanitárias vão descongestionar o centro de saúde da Chibia. “A estrutura do centro de saúde do nosso município tem uma capacidade limitada para atender as mães grávidas e crianças e era preciso ampliá-las para evitar enchentes”, sublinhou. Actualmente, o atendimento à mulher grávida e às crianças é feito em minúsculos espaços no centro de saúde, que possui apenas 25 camas e tem os serviços de clínica geral e centro de aconselhamento e testagem voluntária do HIV/Sida.
As duas novas infra-estruturas vão ter salas de parto, internamentos, laboratórios, bancos de urgência e unidade especial para nutrição, com capacidade para dez camas, entre outros serviços de qualidade.
A rede sanitária do município da Chibia, cerca de 45 quilómetros a sul do Lubango, é composta por um centro médico e 16 postos de saúde, para uma população de 206 mil habitantes.

Tempo

Multimédia