Províncias

Melhoradas as condições dos alunos da Tchiamena

Arão Martins | Lubango

Os alunos da Tchiamena, arredores da cidade do Lubango, na Huíla, têm melhores condições de ensino, depois da construção de uma escola, com três salas de aula, financiada pela embaixada do Japão em Angola, no valor de 103 mil dólares americanos.

Em Abril está prevista a inauguração de mais duas escolas no bairro do Tchioco
Fotografia: Arimateia Baptista | Cacula

Os alunos da Tchiamena, arredores da cidade do Lubango, na Huíla, têm melhores condições de ensino, depois da construção de uma escola, com três salas de aula, financiada pela embaixada do Japão em Angola, no valor de 103 mil dólares americanos.
O conselheiro da embaixada do Japão em Angola, Yuichi Miyagawa, inaugurou a obra na presença do governador provincial da Huíla, Isaac dos Anjos e membros da administração local.
Falando em representação dos seus colegas, a estudante Elisa de Jesus agradeceu a construção da escola, já que muitos alunos, por falta de espaço adequado, assistiam às aulas na capela da Igreja Católica ou debaixo de árvores.
“Estamos congratulados, porque as novas salas vão permitir uma assimilação mais adequada. A nossa alegria é ainda maior porque vão absorver mais crianças que se encontravam a estudar em condições impróprias”, sublinhou.
Os alunos comprometeram-se a cuidar da escola, para servir também as futuras gerações.
O idoso José Manuel, numa mensagem em nome dos pais e encarregados de educação, manifestou disponibilidade para a conservação da escola e criação de áreas indispensáveis ao seu normal funcionamento.
José Manuel agradeceu o apoio do governo japonês pelo financiamento e a atenção que as autoridades da Huíla prestam ao ensino.
O conselheiro da Embaixada do Japão, Yuichi Miyagawa, sublinhou que a educação é fundamental para o desenvolvimento humano e, por isso, o seu país tem estado a cooperar com as autoridades angolanas na criação de escolas.
Além da educação, o governo japonês coopera com Angola na agricultura, saúde e pesca. “O nosso governo está sempre aberto para receber propostas por parte do governo angolano, de modo a realizar projectos, pois existe um valor avultado destinado a vários programas”, sublinhou.
O governador provincial da Huíla, Isaac Maria dos Anjos, manifestou a sua satisfação pela construção da escola na localidade da Tchiamena, na estrada que liga a cidade do Lubango à área turística da Tundavala.
Vários projectos estão a ser desenvolvidos na Tundavala, com realce para a restauração da pousada.  O director provincial da Educação, Américo Chicoti, disse que em Abril está prevista a inauguração de mais duas escolas com seis salas da aula, no bairro do Tchioco, arredores do Lubango, e na comuna da Arimba, no quadro do programa de desenvolvimento rural e combate à fome e à pobreza.
Em 2011, a Huíla passou a ter 37 novos estabelecimentos escolares, o mesmo número previsto para esse ano.

Tempo

Multimédia