Províncias

Merenda escolar abrange na Chibia milhares de alunos

Milhares de alunos do município da Chibia, província da Huíla, estão a beneficiar, no presente ano lectivo, de lanches distribuídos nas escolas primárias, no âmbito do Programa Merenda Escolar, informou ontem o director da Educação, Rafael Manuel.

Em declarações à Angop,  o responsável municipal da E­ducação referiu que o programa está a abranger as mesmas escolas que já beneficiaram do programa em 2014, sendo duas nas comunas de Capunda Cavilongo e Quihita, três na zona do Jau, ficando de fora as instituições de ensino da vila sede.
A comuna de Capunda Cavilongo, informou, tem o maior número de beneficiários, 1.­826 alunos, seguida pela Quihita, 971.
Contrariamente ao ano de 2014, actualmente a merenda não está a ser distribuída diariamente, mas de forma intercalada, devido à redução do orçamento.

Valores investidos

Sem avançar os valores disponíveis para o programa, Rafael Manuel disse que os lanches são, geralmente, papas, arroz doce, leite, sandes, entre outros alimentos.
Em 2014, acrescentou, o programa beneficiou 3. 570 alunos, tendo sido investidos 40 milhões de kwanzas.
A Chibia, localizada 42 quilómetros a sul da cidade do Lubango, possui uma população de 181.431 habitantes que se dedicam, principalmente, à prática da agricultura e da pastorícia, segundo Rafael Manuel.

Tempo

Multimédia