Províncias

Merenda escolar incentiva alunos

Domingos Mucuta | Lubango

A expansão do programa de merenda escolar a mais estabelecimentos de ensino contribuiu para aumentar a presença de alunos nas aulas, constatou no município da Humpata o vice-governador da Huíla para a Área Técnica e Infra-estruturas.

Nuno Mahapi admitiu, durante o Encontro Metrológico Provincial da Educação, que o alargamento da merenda a mais escolas da província permitiu reduzir consideravelmente as desistências no ano lectivo 2013. A presença permanente de inspectores e supervisores pedagógicos nas escolas também contribuiu para a melhoria do ensino na província.
Nuno Mahapi defendeu a elaboração de uma estratégia de reforço de competências e modalidades de formação curriculares e profissionais dos gestores escolares e professores, para melhorar os métodos de aprendizagem dos alunos.  Os objectivos estabelecidos no Plano Provincial de Desenvolvimento da Huíla 2013/2017 demonstram o empenho do Governo na criação de condições materiais para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, salientou.
O vice-governador garantiu que o Governo da Huíla vai reabilitar, construir e apetrechar escolas.
O encontro avaliou o cumprimento das recomendações do encontro anterior e permitiu a troca de experiências, além de traçar estratégias para melhorar os níveis de organização do processo de ensino e aprendizagem para este ano lectivo. O sector da Edução absorveu este ano mais de 817.385 alunos em todos os subsistemas do ensino geral.

Tempo

Multimédia