Províncias

Milhares de doses de vacinas no combate à febre-amarela

Domingos Mucuta | Lubango

A província da Huíla precisa de cerca de um milhão de doses de vacinas para materializar o programa de prevenção e combate ao surto de febre-amarela, com o registo de dois casos de transmissão nos municípios de Quipungo e Caconda, anunciou ontem, no Lubango, a chefe do departamento da Saúde Pública.

Campanha de vacinação decorre a bom ritimo
Fotografia: Paulo Mulaza

Fátima Barros, que falava no termo de um encontro com a equipa da comissão de protecção civil da União Europeia, disse que a campanha de vacinação decorre nos municípios onde ocorreram os únicos casos de transmissão local.
A responsável garantiu que existe na província doses de vacinas suficientes para os municípios de Quipungo e Caconda.
A chefe de departamento de Saúde Pública disse que mais de 35 mil pessoas foram vacinadas no município de Quipungo .
 O processo tem a colaboração de efectivos da Polícia Nacional, das Forças Armadas Angolanas (FAA) e de estudantes dos cursos de Enfermagem das escolas técnicas de saúde do Lubango e de Caluquembe.
Fátima Barros admitiu a possibilidade de haver uma campanha de vacinação no município sede da província, onde uma equipa de etimologia realizou um diagnóstico e detectou a presença do vector da febre-amarela, embora não haja caso de transmissão.
“Ainda não temos casos de transmissão local na cidade sede e a vacinação no Lubango não tem data para iniciar”, explicou o responsável. A responsável provincial garantiu que as equipas de vacinação estão espalhadas em todas as localidades.
Fátima Barros disse que a província espera da União Europeia apoio de outras organizações internacionais para a mobilização de fundos.
A chefe da equipa do mecanismo da União Europeia para a Protecção Civil, Veerle Jozefine Renée, que percorreu algumas localidades do interior, enalteceu o esforço do Governo Provincial para o combate à doença, ao constatar que as actividades de prevenção e controlo do surto estão bem delineadas.

Tempo

Multimédia