Províncias

Milhares de pessoas na Huíla vão usufruir de água potável

Arão Martins | Lubango

Mais de 25 mil habitantes do Chiange, sede municipal dos Gambos, e da comuna do Rio de Areia, na província da Huíla, vão passar a dispor de água potável ao longo deste ano, graças a dois sistemas de captação e distribuição, que estão a ser executados com êxito.

Administrador fala dos projectos que visam fazer com que os munícipes deixem de percorrer longas distâncias ou recorrer aos rios
Fotografia: Arão Martins | Lubango

Mais de 25 mil habitantes do Chiange, sede municipal dos Gambos, e da comuna do Rio de Areia, na província da Huíla, vão passar a dispor de água potável ao longo deste ano, graças a dois sistemas de captação e distribuição, que estão a ser executados com êxito.
O administrador municipal dos Gambos, Elias Sova, que avançou ontem a informação, disse que, nas duas localidades, foram concebidos igualmente programas de ampliação da rede de distribuição de energia eléctrica, também em fase final.
Para o projecto de ampliação da rede de distribuição de energia eléctrica foi adquirido um novo gerador de 500 KV para a sede comunal do município dos Gambos e um outro de 13 KVA para a localidade do Rio de Areia, abrangendo dez mil famílias. Os referidos projectos, concebidos no quadro do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, no município dos Gambos, 150 quilómetros a sul da cidade do Lubango, estão executados na ordem dos 80 por cento, segundo Elias Sova.
Quanto aos programas de combate à fome e à pobreza, afirmou que estão a decorrer com normalidade, estando a ser construídas duas escolas de cinco salas cada, para atender o ensino primário e secundário do primeiro ciclo, e dois sistemas de captação e distribuição de energia, nas comunas do Rio de Areia e na sede do município.
Para o êxito da execução dos projectos, a administração municipal empregou 73 milhões de kwanzas para a sede do município e 13 milhões no Rio de Areia.
Muitos destes projectos vão ser inaugurados durante as comemorações do 36º aniversário da Independência Nacional, a 11 de Novembro. Entre os programas concebidos para este ano, a administração já construiu três escolas, no Chiange, na comuna da Chibemba e no Rio de Areia, que permitirão a inserção de mais de 500 crianças no sistema de ensino.
A administração municipal dos Gambos incluiu, também, no quadro dos programas de combate à fome e à pobreza, a construção e reabilitação de chimpacas, para o abeberamento do gado.
 Neste programa, a administração contou com a colaboração da União Europeia, que financiou a abertura e reabilitação de quatro chimpacas, sistemas que vão minimizar as distâncias de criadores na procura de água para o gado.

Tempo

Multimédia