Províncias

Missão Católica presta auxílio na educação de jovens na Huíla

André Amaro | Lubango

Muitos adolescentes e jovens desfavorecidos oriundos de vários pontos de Angola estão a receber formação académica e profissional pela Missão Católica da Huíla, na cidade do Lubango.

Muitos adolescentes e jovens desfavorecidos oriundos de vários pontos de Angola estão a receber formação académica e profissional pela Missão Católica da Huíla, na cidade do Lubango.
“Actualmente, controlamos 99 alunos provenientes de famílias carenciadas de distintos pontos do país em regime de internato, sendo 36 do ensino básico e 63 no ensino médio,”, salientou a madre superiora e directora do magistério primário São José de Cluni , Angélica Cassova.
Em regime de “externato”, prosseguiu, a instituição ministra formação a 161 alunos no magistério primário e a mais de mil no ensino primário das comunidades algumas delas situadas a 30 quilómetros da escola.
Em declarações ao Jornal de Angola a directora do magistério primário São José de Cluni , Angélica Cassova disse, que a acção formativa da sua instituição na região iniciou em 1963, por iniciativa de missionários que fundaram as escolas do ensino primário, do magistério primário, aplicação pedagógica e centro de formação.
Iniciamos com o magistério primário, para atender as meninas desfavorecidas em regime de internato, estendendo, mais tarde com o externato a outras jovens das comunidades reclamando formação
 A ausência de escolas do primeiro nível nas localidades, continuou, impulsionou-nos a abrir o ensino primário para absorver as crianças fora do sistema de ensino e o centro profissional dedicado a ministrar um ofício aos jovens do sexo masculino.
 O magistério também forma professores para o ensino de base, a cujos candidatos no acto de admissão é exigida a 10ª classe.

Tempo

Multimédia