Províncias

Muletas e cadeiras de rodas distribuídas aos deficientes

Arão Martins | Lubango

Deficientes físicos do município de Caluquembe, província da Huíla, receberam recentemente muletas e cadeiras de rodas, uma doação da Associação de Jovens Angolanos Provenientes da Zâmbia (AJAPRAZ).

Deficientes físicos do município de Caluquembe, província da Huíla, receberam recentemente muletas e cadeiras de rodas, uma doação da Associação de Jovens Angolanos Provenientes da Zâmbia (AJAPRAZ). A par da entrega dos meios de locomoção, a  associação distribuiu motorizadas e bicicletas aos idosos e sobas das comunas de Calepi, Negola e da sede da Sandula.
Na acção de solidariedade da AJAPRAZ foram oferecidas ainda geleiras, arcas e geradores às autoridades tradicionais e às famílias do município de Caluquembe.
Também distribuíram uma cesta básica alimentar e não alimentar, composta por cobertores, tecidos de pano, óleo alimentar, feijão, farinha de milho, arroz, açúcar, sabão, sal de cozinha e vários artigos de higiene pessoal.
Os jovens entregaram ainda capacetes  para os moto-taxistas que habitualmente circulam sem protecção. O soba Alexandre Teixeira, que recebeu uma motorizada, agradeceu, em nome da população do município, as acções do Executivo, por permitirem a criação de melhores condições de vida das famílias.
A autoridade tradicional salientou que as acções governamentais estão a facilitar o acesso da população aos serviços sanitários, ensino, água potável e energia eléctrica.
Nesta altura, acrescentou a autoridade tradicional, a expectativa da população está virada para a realização das eleições no próximo mês de Agosto, que se espera decorram com normalidade.
Ermelinda António é portadora de uma deficiência nos membros inferiores e recebeu uma cadeira de rodas e muletas, meios que a vão ajudar a diminuir as dificuldades que sentia em deslocar.
 “Só tenho a agradecer e felicitar o gesto dos que entregaram estes bens, pois vão ajudar-nos muito”, enalteceu.
O presidente da AJAPRAZ, Bento Raimundo, depois de transmitir à população de Caluquembe uma mensagem sobre a situação actual do país, de consolidação da paz, democracia, reconstrução e reconciliação nacional, garantiu mais apoios.
Além das doações, manteve ainda encontros com as autoridades tradicionais e moto taxistas.

Tempo

Multimédia