Províncias

Mulheres esclarecidas sobre planeamento

Mulheres do Lubango foram esclarecidas sobre a importância e vantagens do planeamento familiar, durante uma palestra realizada a propósito do dia Mundial da População, assinalado a 11 de Julho, e promovida pela Organização da Mulher Angolana (OMA).

Muitas mulheres em Angola desconhecem os métodos de prevenção da gravidez
Fotografia: Domingos Cadência

A responsável pela área de consultas de Obstetrícia da Maternidade Irene Neto, no Lubango, Joana Gomes, realçou a importância de as mulheres saberem planificar a vinda dos filhos e evitar gravidezes indesejadas e outras doenças.
A oradora informou que muitas mulheres em Angola e, em particular, na província da Huíla, desconhecem os métodos de prevenção da gravidez, recorrendo apenas a métodos tradicionais.
Joana Gomes lembrou que o planeamento familiar ajuda as mulheres a terem filhos com base numa planificação do próprio casal, possibilitando que eles cresçam saudáveis. Além disso, defendeu que, em Angola, a política de redistribuição da população deve também promover a redução das taxas de mortalidade, através da melhoria de acesso aos cuidados básicos de saúde e educação para as mulheres adultas e jovens. A ginecologia confessou, no entanto, a sua satisfação pela adesão das mulheres às consultas pré-natais, assim como nas aulas sobre planeamento familiar que a maternidade do Lubango tem estado a realizar.

Tempo

Multimédia