Províncias

Município da Matala celebra aniversário

Arão Martins | Matala

O município da Matala, na Huíla, comemora hoje 57 anos de existência, com as atenções viradas para acções que visam a melhoria da imagem da cidade, disse o coordenador executivo das festividades, que decorrem até o dia 31 deste mês.

Danças típicas da região vão ser apresentadas durantes as festividades do município
Fotografia: Arão Martins | Matala

Miguel Paiva Vicente, que é igualmente o administrador municipal, apelou aos munícipes para continuarem a manter a vila limpa, terem iniciativas e criatividade que permitam a criação de mais empresas, como garantia de emprego à juventude.
Matala, que é um dos 14 municípios da província da Huíla, tem uma população de 222.880 habitantes e quatro comunas, Mulondo, Capelongo, Micosse e a sede. O município existe desde 27 de Agosto de 1957.
O coordenador executivo das festividades disse que espectáculos musicais, corridas de motociclos, feiras e debates vão marcar a edição deste ano.
Disse que a reparação de vias secundárias e terciárias ganhou nova dinâmica com a criação de uma  brigada especial, para facilitar o escoamento de produtos do campo.
O administrador Manuel Paiva Vicente salientou que a criação da brigada visa dinamizar o processo de reabilitação de vias de acesso às comunas e aldeias, para facilitar o escoamento do milho, massango, massambala, batata e hortícolas para a cidade.
Numa primeira fase, estão a ser reabilitadas as vias que dão acesso ao Cuvelai e Tchinhanha, onde a circulação é ainda feita com muitas dificuldades.
“Precisamos de dinamizar a reparação das vias de acesso entre a sede da Matala e todos os pontos do município  para facilitar a circulação de viaturas e o escoamento dos produtos do campo”, disse. A ligação entre a sede municipal da Matala e a comuna de Mulondo, num percurso de 90 quilómetros, fica concluído em 2015, anunciou o administrador Miguel Paiva Vicente.
A construção de escolas, postos de saúde, mangas de vacinação, distribuição de ferramentas agrícolas vão ser desenvolvidas, em 2015, pela Administração Municipal da Matala.

Tempo

Multimédia