Províncias

Mutondo proporciona condições dignas

André Amaro | Lubango

Os antigos vendedores do extinto mercado informal do Chioco, na cidade do Lubango, passaram a exercer a actividade comercial em condições dignas, com a entrada em funcionamento da praça do Mutundo.

A primeira parte do edifício destina-se à venda de alimentos diversos e bancos
Fotografia: André Amaro | Lubango

Os antigos vendedores do extinto mercado informal do Chioco, na cidade do Lubango, passaram a exercer a actividade comercial em condições dignas, com a entrada em funcionamento da praça do Mutundo.
O novo mercado dispõe de bancadas à sombra, água canalizada, energia eléctrica, agência bancária, armazéns para depósito de mercadorias, câmaras frigoríficas, posto médico e esquadra da Polícia.
No edifício há também uma casa de câmbios, restaurantes, lojas, salão de beleza e creche.
O governador da província, Isaac dos Anjos, visitou o mercado para se certificar das condições em que estão instalados os cinco mil vendedores provenientes dos vários mercados da cidade do Lubango e o funcionamento dos transportes públicos que servem o local.
A primeira parte do edifício destina-se à venda de alimentos, como frutas, hortícolas, peixe fresco, carne, óleo vegetal, leite em pó, arroz e fuba, e a segunda, a lojas, bancos, restaurantes, creche e área administrativa.
Na parte exterior, onde a construção de bancadas e de armazéns para a venda a grosso ainda não foi concluída, está a maioria dos vendedores, entre outros produtos, de roupas, calçado e electrodomésticos.
Em funcionamento há duas lojas, três restaurantes, uma agência bancária e um armazém para depósito de mercadorias.
Em breve, devem abrir outra agência bancária, nove lojas da Associação Agro-pecuária Comercial e Industrial do Lubango e quatro armazéns. No final da visita, Isaac dos Anjos deu ordens à direcção do mercado para serem melhorados o abastecimento de água potável na zona exterior do edifício, o saneamento básico e os jardins e pediu a abertura dos estabelecimentos fechados.

Tempo

Multimédia