Províncias

Nova escola primária na cidade do Lubango

Mais de 40 milhões de Kwanzas foram investidos, em 2014, pelo Governo Provincial da Huíla, na construção de uma escola com seis salas, na cidade do Lubango, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento Local, informou o governador João Marcelino Tyipinge, no quadro da sua visita às obras públicas em curso.

Mais crianças da cidade do Lubango inseridas no sistema normal de ensino e aprendizagem passam a estudar em salas confortáveis
Fotografia: Paulo Mulaza

A escola, em construção numa área de dois mil metros quadrados, integra gabinete do director, sala para professores, lavabos, varanda, arrecadação, parque de estacionamento para viaturas, entre outros compartimentos. As obras começaram em Novembro último.
O governador disse que a escola é entregue em Agosto, como o estipulado no contrato.
O Governo Provincial da Huíla financiou também a construção de dois pavilhões desportivos nos bairros da Mitcha e João de Almeida.
O governador Marcelino Tyipinge avaliou as obras das novas infra-estruturas financiadas pelo Programa de Investimentos Públicos (PIP), o hospital pediátrico, maternidade e psiquiatria, em curso desde 2012, nos arredores da cidade do Lubango.
Com um investimento global de 1, 934 mil milhões de kwanzas, cada empreendimento ocupa uma área de sete hectares, comportando os serviços do banco de urgência, farmácia, laboratórios, lavabos entre outros compartimentos, cujas obras são concluídas em Agosto.
O governador visitou igualmente a estrada circular do Lubango, o Centro do Instituto de Formação Técnico Profissional, uma escola de seis salas, áreas desportivas em construção, um posto médico e um Centro de Formação Profissional (Estrela da Huíla).
Durante as visitas, o governador recebeu informações sobre o andamento das obras, algumas das quais atrasadas. A visita foi acompanhada por membros do Governo Provincial, empreiteiros e convidados.
Com uma superfície territorial de 3.140 quilómetros quadrados, a cidade do Lubango tem uma população de 731.575 habitantes, segundo dados do Censo Geral da População e Habitação, realizado em 2014.

Tempo

Multimédia