Províncias

Nova urbanização de Cacula

Domingos Mucuta| Cacula

A primeira fase do processo de loteamento de terrenos da nova urbanização do município de Cacula, concebido para projectos de autoconstrução dirigida e infra-estruturas socioeconómicas está concluída, disse o administrador municipal.

Aurélio Firmino explicou que a administração municipal concluiu o loteamento de 115 dos 200 hectares da reserva fundiária identificada para o projecto urbanístico de Cacula, tendo cada lote 1.000 m2.
O administrador municipal de Cacula disse que a nova área vai complementar a expansão da vila de Cacula, com 290 novos lotes destinados a projectos habitacionais, 26 para a construção de edifícios públicos e 20 para estabelecimentos comerciais. “Portanto, estamos a projectar uma área do futuro com todas condições, de acordo com os patrões. Estamos no sentido de servimos melhor a nossa
Aurélio Firmino referiu que a futura urbanização beneficiou de trabalhos de levantamento topográfico, desenho urbanístico, arruamentos, uma operação que custou oito milhões de kwanzas, incluindo a reabilitação de 13 quilómetros da estrada que liga a sede municipal à comuna de Chiquaqueia. O administrador  de Cacula acrescentou que a urbanização vai integrar serviços e equipamentos básicos, como sistema de tratamento e abastecimento de água potável e residual, bem como rede telefónica fixa.
”Vamos procurar criar internamente todas as condições que pernitem com que as pessoas se sintam a vontade nas áreas em que residem”, disse.
“Estamos a falar de espaços para jardins, praças públicas, zonas verdes, escolas, passeios, redes de esgotos e de escoamento de águas pluviais”, disse Aurélio Firmino, esclarecendo que vai começar em breve o processo de entrega de títulos aos proprietários dos lotes de terreno.
A vice-governadora da Huíla para a Área Política e Social, Maria João Tchipalavela, visitou a zona urbanística de Cacula, onde recebeu explicações sobre os espaços reservados a hospitais, praças públicas, escolas e infra-estruturas desportivas.

Tempo

Multimédia