Províncias

Nova via liga municípios já a partir do próximo ano

Domingos Mucuta| Lubango

As sedes dos municípios de Caconda e Chipindo, separadas por cerca de 100 quilómetros, vão estar ligadas pela primeira vez por estrada asfaltada, depois de terminarem, em finais do próximo ano, as obras de construção do troço.

As sedes dos municípios de Caconda e Chipindo, separadas por cerca de 100 quilómetros, vão estar ligadas pela primeira vez por estrada asfaltada, depois de terminarem, em finais do próximo ano, as obras de construção do troço.
Nesta altura, as obras, iniciadas em Março, no quadro do Programa de Investimentos Públicos (PIP), estão em fase de terraplenagem, levadas a cabo por uma construtora local. Decorrem ainda trabalhos de desmatamento, nivelamento da via, colocação de sistema de drenagem e substituição de pontes sobre os rios atravessados pelas estradas.
 Actualmente, mais de 35 quilómetros da via já estão terraplenados, isto é, do desvio da estrada Lubango-Caconda até ao rio Cusse, sendo que cerca de 15 quilómetros de extensão receberam a primeira camada de tapete asfáltico.
 As atenções dos trabalhadores envolvidos na construção da estrada intermunicipal estão concentradas na construção de uma ponte sobre o rio Cusse, para depois se efectuar o mesmo trabalho no rio Kuando, nos próximos meses.
Manuel Soares, o encarregado da obra, disse ontem que os operários destacados no troço estão empenhados na conclusão dos trabalhos da ponte antes da intensificação das chuvas, em cumprimento dos prazos estabelecidos no contrato.
 Manuel Soares acrescentou que a ponte em construção tem 40 metros de comprimento e 11 de largura, conforme os padrões de qualidade exigidos para as estradas secundárias, que podem também suportar veículos ligeiros e pesados, num período de cerca de 100 anos.
 O administrador municipal sublinhou que a nova estrada vai permitir a ligação rodoviária e as trocas comerciais entre as populações das duas circunscrições, o que pode impulsionar o escoamento dos produtos.  O automobilista Joaquim Filipe manifestou satisfação com o avanço das obras e acredita que a conclusão da estrada vai encurtar a distância entre as duas localidades, bem como facilitar a circulação de pessoas e mercadorias.
 
Visita do governador

O governador da província da Huíla, Isaac dos Anjos, visitou recentemente o troço para constatar a evolução das obras de construção da estrada Caconda- Chipindo.
 A circulação rodoviária entre a cidade do Lubango e o município de Caconda é feita com fluidez e rapidez, numa distância de cerca de 230 quilómetros, até à comuna do Cusse, na fronteira com a província do Huambo. O município de Chipindo é o que fica mais distante da capital huilana, com o troço de cerca de 400 quilómetros percorridos com muitas dificuldades.

Tempo

Multimédia