Províncias

Novas escolas no município dos Gambos

Arão Martins | Lubango

O município dos Gambos, província da Huíla, vai ter, no próximo ano lectivo (2014), 24 novas salas. As escolas estão a ser construídas na localidade na sede comunal da Chibemba e nas localidades de Dongue e Catoho.

As escolas em construção foram visitadas pelo governador João Marcelino Tyipinge e por membros do Governo da província da Huíla
Fotografia: Arão Martins | Lubango


A construção está ser feita com investimento da administração municipal dos Gambos, no valor de 120 milhões de kwanzas.
Das obras em curso, destaque para as 12 salas em construção na sede comunal da Chibemba. As obras, orçadas em 78 milhões de kwanzas, começaram em Maio de 2012 e a conclusão está prevista para breve.
O administrador dos Gambos, Elias Sova, disse que o município possui 70 escolas, das quais 20 são de construção definitiva. No presente ano lectivo, foram matriculados 15 mil alunos. As aulas são ministradas por 776 professores.
Elias Sova referiu ainda que a rede sanitária dos Gambos é assegurada por 40 técnicos e conta com um centro de saúde municipal e 15 postos nas comunas do Rio D’Areia, Chimbemba e Chiange.
Em breve, a sede comunal de Chibemba vai contar com um posto médico, com capacidade para internar 15 doentes. A nova unidade está já a receber equipamentos sanitários.
As doenças mais frequentes no município são a malária e as diarreias agudas. A falta de médicos constitui a principal preocupação da administração municipal.
O município dos Gambos registou, no primeiro trimestre, 227 casos de cólera, que causaram nove óbitos.
Para o programa de vacinação bovina, o administrador municipal dos Gambos confirmou a recepção de 40 mil doses de vacina, para serem administradas na primeira fase da campanha de rotina, iniciada a 20 de Maio. No município, 2.347 alunos de 20 escolas recebem merenda escolar, mas outras 13.653 não gozam ainda desse direito por razões de vária ordem, segundo o0 administrador Elias Sova.
A sede municipal dos Gambos situa-se 150 quilómetros a sul da cidade do Lubango, capital da província da Huíla.

Tempo

Multimédia