Províncias

Novas escolas primárias no município dos Gambos

Arão Martins| Gambos

Os alunos do município dos Gambos vão estudar em melhores condições a partir do terceiro trimestre deste ano lectivo, quando começarem a assistir às aulas em duas novas escolas, na sede comunal do Chiange e na localidade de Ndongue.

Mais crianças do município dos Gambos vão ser inseridas no sistema normal de ensino e aprendizagem a partir do próximo ano lectivo
Fotografia: Arão Martins | Gambos

O administrador municipal, E­lias Sova, informou segunda-feira que as duas escolas dispõem de salas de reuniões para professores e de arquivo, gabinete do director e do seu adjunto, cantina, balneários, entre outros compartimentos. Têm também áreas para a construção de campos polivalentes, para a prática do desporto.
 A Administração municipal está a criar condições para o abastecimento de água, de modo que a entrega das escolas seja feita no mês de Setembro.
O município dos Gambos matriculou este ano, pela primeira vez, 50 crianças e o número tende a crescer na próxima época, com a entrada em funcionamento das duas escolas.
Outras escolas, acrescentou o a­dministrador dos Gambos,  foram construídas nas localidades de Viliambundo, Rio D´Areia, Cauvi Cauvi, Monavilongo, Viliambundo, Hompapa, Levo, Tchinana, Mapupo e Tchatana. />
Bebedouros para gado

A entrada em funcionamento de bebedouros em diversas localidades do município dos Gambos está a ser vista como um dos grandes benefícios para os criadores de gado, considerou o criador Abel Wapua.
Os bebedouros foram construídos pelo Governo Provincial, no quadro do programa de combate à seca. O administrador municipal dos Gambos precisou que foram construídos bebedouros em oito localidades do município. Cada estrutura pode atender entre 50 e 70 cabeças em simultâneo.
Os bebedouros foram construídos nas localidades de Cauvi, Monavilongo, Viliambundo,  Ompapa, Levo, Tchinana, Mapupo e Tchatana. Outros bebedouros são construídos nas áreas de Hongo, Muti Wovakai, Malutuva, Uya wo ngambwe, Yanga, Catoho e Tunda do Chiange.
O administrador municipal disse que a localidade dos Gambos possui mais de 200 mil cabeças de gado bovino e caprino.

Tempo

Multimédia