Províncias

Novas urbanizações na Huíla

Arão Martins| Lubango

O administrador municipal do Lubango, Silvano Levi, anunciou a abertura de novas áreas urbanísticas, para que os cidadãos tenham acesso fácil a lotes para fins habitacionais.

Abertura de novas áreas urbanísticas na província está a facilitar o acesso de jovens à aquisição de lotes para a autoconstrução dirigida
Fotografia: Arimateia Baptista| Lubango

Silvano Levi afirmou que, para o sucesso do projecto, os órgãos técnicos da Administração Municipal do Lubango estão a realizar um plano de urbanização para depois serem entregues áreas loteadas aos interessados. Foram criadas novas áreas habitacionais nas comunas da Huíla, Hoque, Toco e Arimba.
A Administração, em conjunto com o Governo Provincial da Huíla, está a realizar acções para que o acesso a estas áreas seja facilitado. Para isso, estão em curso obras de reabilitação da estrada que liga o Quilómetro 16, passando pela sede comunal da Huíla, até à comuna da Palanca, município da Humpata.
“Estamos a realizar o plano de urbanização para entregar áreas já loteadas de mil metros quadrados cada, aos interessados”, disse Silvano levi.
O administrador do Lubango a­firmou que existem na Administração 14 mil requerimentos de so­licitação de lotes de terrenos.
“Numa primeira fase estamos a preparar 18 mil lotes de mil metros quadrados cada”, referiu.
A Administração Municipal do Lubango vai continuar a trabalhar para que a distribuição de lotes seja abrangente, “sem ninguém precisar de fazer esquemas”. O administrador municipal do Lubango esclareceu que todo cidadão tem direito a um espaço para erguer a sua casa. Para tal, basta dirigir um requerimento à Administração Municipal do Lubango.
O administradir Silvano Levi assegurou igualmente que todas as pessoas que precisam de um lote devem solicitar à Administração Municipal e não ao administrador, porque a administração municipal tem os seus órgãos de apoio, que compreendem a fiscalização, serviços técnicos, área destinada ao loteamento e distribuição de terras e há ainda um gabinete técnico para concepção de planos.

Tempo

Multimédia