Províncias

Novo centro de saúde assiste milhares de pacientes

Estanislau Costa | Lubango

Os residentes do bairro Lucunga, uma das periferias mais habitadas da sede do município da Jamba Mineira, cujo número ultrapassa os sete mil, estão a receber assistência médica e medicamentosa condigna, com a inauguração de um Centro de Saúde pelo governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge.

Expansão dos serviços de saúde à periferia permite salvar muitas vidas o que deixa satisfeitos os habitantes do bairro Lucunga no município da Jamba
Fotografia: Estanislau Costa

O Centro de Saúde, com duas enfermarias com capacidade para internar 20 pacientes, possui uma sala de pré-parto, parto e pós-parto, de consultas externas, recuperação nutricional, laboratório de análises clínicas, farmácia, serviços administrativos, planeamento familiar, arrecadação, entre outros compartimentos.
 A unidade hospitalar custou mais de 34 milhões de kwanzas e faz parte do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, referente ao exercício de 2014, que está a implantar diversas infra-estruturas nas zonas rurais, particularmente nas povoações mais recônditas do país.
A conservação de fármacos é doravante feita em condições apropriadas, com a inauguração do primeiro depósito municipal de medicamentos, projectado para dez toneladas.
O imóvel favorece as condições adequadas para armazenar medicamentos no município da Jamba.
A nova unidade sanitária à disposição dos habitantes, desde finais do mês passado, elevou para sete os postos de saúde, que permitiram reduzir consideravelmente o fluxo de pacientes no Hospital Municipal, assim como a procura e uso de raízes para a cura de várias doenças.   A expansão dos serviços de saúde na periferia está a salvar muitas vidas por incentivar os doentes e familiares a dirigir-se aos hospitais de referência para o devido tratamento. Os funcionários da saúde aconselham os populares do bairro Lucunga sobre os cuidados a observar para evitar o contágio ou propagação de enfermidades.
 As complicações mais graves de doenças no bairro têm a ver com a chegada tardia dos pacientes aos hospitais.
 
Valor dos postos


O início das consultas e tratamento de várias enfermidades no novo Centro de Saúde do município da Jamba, que dista 320 quilómetros a leste da cidade do Lubango, foi considerado pelos populares do bairro Lucunga como um valor acrescido, por encurtar as distâncias e evitar que os casos simples sejam tratados no Hospital Municipal.
 A anciã Fernanda Nyama, hipertensa há sete anos, diz que está agora assegurado o controlo regular dos níveis cardíacos e conselhos necessários para os manter. O atendimento especializado dos médicos, assim como o apetrecho com equipamento e medicamentos diversos vão trazer melhorias à sua saúde e permitem que volte a cultivar no seu enorme campo que produz cereais e hortaliças.

Tempo

Multimédia