Províncias

Novo parque de lazer foi aberto no Lubango

Arão Martins | Lubango

Os habitantes e visitantes da cidade do Lubango, na Huíla, dispõem desde ontem de um novo espaço de lazer e recreio, inaugurado pelo governador João Marcelino Tjipingue.

O parque possui também equipamentos de educação física ao ar livre para que jovens e adultos tenham uma vida saudável
Fotografia: Arimateia Baptista

O Parque Urbano 4 de Abril foi construído com fundos do Programa de Investimentos Públicos do Governo Provincial, numa área de cinco hectares.
O parque de lazer dispõe de 3,8 hectares de zonas verdes, 415 árvores de várias espécies, entre as quais palmeiras e cedro, dois quilómetros de percursos pedonais e um campo de mini golfe com nove buracos.
O parque possui ainda equipamentos de educação física ao ar livre, dois quiosques, uma cafetaria e instalações sanitárias. Na área desportiva  há dois recintos, um para futebol de salão e outro para basquetebol. O sistema de rega dos relvados é automático, com um depósito de reserva de 100 metros cúbicos de água.
O espaço tem ainda um parque infantil e é servido por um gerador de 150 KVA, para emergências, e um Posto de Transformação de energia eléctrica de 250 KVA. O administrador municipal do Lubango, Francisco Barros, disse que a cidade ganhou um espaço de lazer e recreio importante, graças ao esforço do Governo Provincial da Huíla. “Estamos a pensar numa cidade ecológica, em que as suas envolventes ambientais sejam tidas em conta”, disse o administrador municipal do Lubango. “O Parque Urbano 4 de Abril é património dos munícipes, por isso todos os  habitantes do Lubango e quem nos visita devem preservar este espaço", disse Francisco Barros. O administrador anunciou a entrada em vigor do regulamento de utilização e serviços de manutenção vão ser entregues a uma empresa privada, para garantir o seu normal funcionamento e, acima de tudo, salvaguardar o património.

Exercícios físicos


O Governo Provincial da Huíla e a Administração Municipal do Lubango vão continuar a desenvolver acções para que a imagem da cidade do Lubango seja cada vez melhor.
O director provincial da Huíla da Juventude e Desportos, Joaquim Tyova, disse que o parque de lazer foi erguido para que jovens e adultos tenham uma vida saudável, fazendo exercícios físicos ao ar livre.
Aconselhou a prática do desporto, por ser uma forma de preservar a saúde sã e ter uma vinda longa. “Os jovens são chamados a serem os primeiros a preservar este bem público, que vai beneficiar os habitantes do Lubango e todos os que nos visitam".
O director provincial da Educação, Américo Chicoti, reconheceu que a infra-estrutura vai contribuir positivamente para os  estudantes, porque proporciona  bom ambiente de leitura.

Tempo

Multimédia