Províncias

Novos centros melhoram a assistência médica

Estanislau Costa| Lubango

Um número considerável de pacientes está a beneficiar de assistência médica e medicamentosa adequada, nas localidades de Tchituto e Tchikuakueya, no município de Cacula, com a entrega de dois centros de saúde.

Centros de saúde inaugurados estão em condições de prestar os cuidados primários com realce para a pediatria e maternidade
Fotografia: Estanislau Costa

Os centros de saúde, com capacidade para internar doze pacientes, estão em condições de prestar os cuidados primários, com realce para a pediatria e a maternidade. As unidades administram vacinas diversas e aconselhamento sobre planeamento familiar, prevenção de doenças e outros serviços.
O Jornal de Angola apurou que a malária, as diarreias agudas, a febre tifóide, as doenças respiratórias, a conjuntivite, o reumatismo e os ferimentos causados por acidentes de mota são os casos mais frequentes.
Entre os equipamentos entregues pelo governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge, consta um sistema de captação e abastecimento de água potável, equipado com um furo, bomba eléctrica, reservatório e tanques para as doentes cuidarem da higiene.
O administrador municipal de Cacula e os técnicos dos serviços agrários que durante vários anos se confrontavam com a ausência de melhor acomodação, beneficiaram de  moradias do tipo T3 e T4, devidamente mobiladas. Para apoiar o Programa Merenda Escolar, foi erguido uma cozinha comunitária, equipada com um forno para a produção de pão.
 Os pequenos agricultores da circunscrição, elevada a categoria de Administração Municipal há três anos, vão, a partir da próxima campanha agrícola, conservar os produtos do campo no armazém comunitário, concebido para quatro mil toneladas.
 O soba João Cassole encorajou o Executivo a continuar com o programa de combate à pobreza. \"O Governo está a construir infra-estruturas em zonas  que nunca foram contempladas desde a época colonial.  O centro de saúde, o chafariz e o armazém dos produtos do campo, estão perto das comunidades.” O governador provincial, João Marcelino Tyipinge, afirmou que a entrega de equipamentos de impacto social nos municípios, comunas e povoações visa solucionar algumas preocupações dos habitantes das zonas rurais e criar condições para fortalecer o auto-sustento. \" A execução do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento e Combate à Pobreza está a potenciar com infra-estruturas as zonas mais recônditas que nunca tiveram uma escola em condições, postos e centros de saúde, estradas secundárias e terciárias, entre outros bens.”
Para o administrador municipal de Cacula, Aurélio Firmino, os novos equipamentos, com realce para os centros de saúde, armazéns comunitários e casas para os técnicos da agricultura, são importantes para o bem-estar da população e para o progresso do município.

Casas para jovens

Os jovens residentes no município de Cacula, 120 quilómetros a norte da cidade do Lubango, aguardam com ansiedade pela distribuição das 60 casas construídas com fundos do Programa Angola Jovem, levado a efeito pelo Ministério da Juventude e Desportos.  As obras foram concluídas há nove meses.
O propósito da materialização do projecto é  suprir a carência de habitações e atrair mais quadros de várias especialidades para o município mais novo da província da Huíla.
 Outras 20 moradias do programa de 200 fogos habitacionais, implantadas nos arredores da circunscrição, estão em fase de acabamentos. O administrador municipal de Cacula considerou as novas casas como “o trunfo decisivo para minimizar a falta de técnicos de várias especialidades no município.”

Tempo

Multimédia