Províncias

Obras da nova pediatria do Lubango estão avançadas

Arão Martins | Lubango

As obras de construção do novo hospital pediátrico, com capacidade para 252 camas e localizado na comuna da Arimba, município do Lubango, decorrem a ritmo acelerado.

Com a entrada em funcionamento da nova unidade sanitária crianças serão melhor atendidas no que concerne à luta contra as doenças
Fotografia: Arão Martins

As obras de construção do novo hospital pediátrico, com capacidade para 252 camas e localizado na comuna da Arimba, município do Lubango, decorrem a ritmo acelerado.
A construção é da responsabilidade do governo provincial da Huíla e insere-se no quadro do programa de expansão dos serviços sanitários, para o bem das populações.
Os trabalhos, iniciados em Fevereiro, estão a cargo da Empresa de Construção Civil Omatapalo e a primeira fase está executada na ordem dos 60 por cento, conforme adiantou ontem ao Jornal de Angola o encarregado de Obras. George Salgado esclareceu que os trabalhos estão divididos em três fases. A primeira, que compreende a edificação da estrutura e divisões das unidades dos serviços de consultas externas, dos serviços administrativos e de cirurgiãs, já está erguida.
O hospital está a ser implantado num lote de 68.287 metros quadrados, com uma área total de construção de 10.953,57 metros.
Entre as várias especialidades, destaca-se os serviços cirúrgicos, neonatologia, pneumologia, unidade especial de nutrição e serviços infecto-contagiosos. “Desde o início dos trabalhos, além da implantação da estrutura principal, já foram executadas as áreas de unidade dos serviços de consultas externas, unidade dos serviços administrativos e cozinha, além da área dos serviços cirúrgicos”, disse.
A unidade vai ainda dispor de parque de estacionamento com capacidade para 221 viaturas, das quais três para ambulâncias.
Para o acesso ao hospital, George Salgado adiantou que vai ser construída uma estrada com duas faixas de rodagem de cada lado.
As obras de construção permitiram criar 23 novos postos de trabalho directos para pedreiros e seus ajudantes, canalizadores e motoristas. Sobre a canalização, George salgado sublinhou que ela já está concluída, faltando apenas a corça e os acessórios para as diversas casas de banhos criadas no hospital. Foram concluídos, igualmente, os trabalhos de canalização das áreas de consultoria, lava mãos e de todos os banheiros criados no hospital.
Nos próximos dias, os trabalhos vão incidir na estruturação das hastes, cujo telhado e outro material de cobertura já está a caminho do Porto do Namíbe. O administrador comunal da Arimba, António Jamba, reconheceu que a nova pediatria a funcionar na localidade vai trazer benefícios substanciais à população da sua região, estimada em mais de 53 mil habitantes.
António Jamba afirmou que muitas famílias que vivem em áreas distantes da sede municipal e têm tido dificuldades em levar os seus filhos, quando doentes, ao hospital pediátrico Pioneiro Zeca, situado no centro da cidade.

Tempo

Multimédia